FNMA e PROBIO apoiam desenvolvimento sustentável no entorno de UCs

 

 

O Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA em parceria com a Diretoria do Programa de Conservação da Biodiversidade (DCBIO), representado pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO) estão lançando um novo edital. É o Edital 03/2001 sobre “Utilização sustentável de recursos da biodiversidade nas áreas de entorno de Unidades de Conservação de proteção integral localizadas em ecossistemas abertos”.

 

Órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambiente, o FNMA e o DCBIO buscam com este novo edital selecionar projetos de planejamento e implementação de ações que integrem as comunidades do entorno das Unidades de Conservação (UC’s) à conservação de recursos da biodiversidade. As UC’s que estão incluídas no edital são as Federais, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, nas categorias de proteção integral em ecossistemas abertos. O edital tem como foco as UC’s localizadas em ecosssistemas abertos como o Cerrado, Caatinga, Pantanal, Campos e Zona Costeira e Marinha.

 

Para auxiliar as instituições interessadas em participar do processo de seleção,  que possuam os requisitos pedidos, a FNMA e o PROBIO promoverão eventos de capacitação gratuitos, marcados  para os dias 27 e 28, 30 e 31 de agosto e 03 e 04 de setembro, respectivamente em Curitiba, Cuiabá e Salvador. As despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento são de inteira responsabilidade das instituições. Para que a instituição tenha um melhor aproveitamento é indispensável que o representante seja ligado diretamente à mesma, de preferência um técnico da área ambiental, familiarizado com a elaboração de projetos produtivos

 

As inscrições para capacitação irão até o dia 13 de agosto e poderão ser realizadas na página eletrônica do FNMA (www.mma.gov.br), aonde o edital, a programação do evento e a respectiva ficha de inscrição já estão disponíveis. Mais informações poderão ser obtidas pela Gerência de Capacitação do Fundo Nacional do Meio Ambiente pelos telefones (61) 224-0045 ou (61) 317-1262.