INFORMATIVO LIXO E CIDADANIA ON LINE 02 DE OUTUBRO

 

 

Instalação do Fórum Estadual da Paraíba
Dia 18 de setembro, durante o XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), foi instalado oficialmente o Fórum Estadual L&C da Paraíba. Participaram diversas instituições, entre elas a ABES, O Ministério Público do Trabalho, a Caixa Econômica Federal, Secretarias do Governo do Estado, a EMLUR (Autarquia de Limpeza Urbana de João Pessoa) e a Prefeitura de João Pessoa.

2º Encontro do Fórum Nacional Lixo e Cidadania
Também durante o Congresso da ABES, no dia 19 de setembro, foi realizado o 2º Encontro de Fóruns Estaduais L&C. Foi apresentado um balanço do Programa L&C, a experiência do Fórum de Minas Gerais e a participação da Caixa Econômica Federal, Ministério do Meio Ambiente e Ministério Publico do Trabalho, na descentralização do Programa nos Estados. Foi discutido no encontro a necessidade de encontros regionais dos fóruns, semestralmente.

L&C contamina Congresso
O Programa L&C está contribuindo para que questões sociais sejam abordadas em um congresso de engenharia sanitária, como a apresentação da Dra. Margareth sobre os direitos da criança e do adolescente. Também a presença do representante da Federação dos Recicladores do Rio Grande do Sul, Alexandre Camboim, em uma mesa de discussão sobre "Negócios com a Reciclagem", reflete a repercurssão dos princípios do programa.

Encontro dos Carrinheiros do Paraná
Foi realizado nos dias 8 e 9 de setembro o  I Encontro de Carrinheiros e Carrinheiras de Curitiba, no Seminário Vicentino Nossa Senhora das Graças. Cerca de 145 pessoas participaram do encontro, organizado por uma comissão de carrinheiros e com apoio de membros da CUT, do Programa Vida Melhor do Instituto Salesiano de Assistência do Paraná e professoras e estagiárias das Faculdades Integradas Espírita.
No dia 9, os participantes foram divididos em grupos para discutir os problemas vivenciados pelos carrinheiros e as respectivas soluções. Alguns dos problemas levantados foram: a dificuldade de organizar os carrinheiros, dependência em relação aos dos donos de depósitos e concorrência com a prefeitura que também recolhe e vende recicláveis.

Encontro da Coordenação Nacional de Catadores
Dias 22 e 23 de setembro a Coordenação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis se reuniu em São Paulo. O grupo de 28 representantes de associações e cooperativas de todas as regiões do país discutiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e está planejando uma manifestação em todas as regiões do país no dia 10 de dezembro, dia internacional dos direitos humanos, para sensibilizar a sociedade com relação ao trabalho dos catadores.

    I Simpósio Lixo e Cidadania do Sul de Minas
Realizado de 2 a 6 de Setembro, o evento foi promovido e organizado pela  ADISMIG - Agência para o Desenvolvimento Integrado do Sul de Minas Gerais, com a participação de representantes dos Fórum Nacional Lixo e Cidadania, Fórum Lixo e Cidadania de Minas Gerais, ASMARE, CETEC, BNDES, Ministério Público de Minas Gerais, Comitê de Bacias dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo. Participaram cerca de  800 pessoas,  de 15 municípios da região, com destaque especial para a participação de alunos do ensino fundamental e universitários da PUC e UNIFENAS e 80 catadores da Associação de Catadores de Materiais Reaproveitáveis.  O evento teve cobertura do Jornal de Poços e da TV Poços. A ADISMIG  considera o evento como o marco inicial da implantação da gestão integrada e compartilhada no Sul de Minas, em parceria com os catadores buscando a preservação do Meio Ambiente,  a erradicação de lixões e a implantação Coleta Seletiva.

    Audiência de Guarapuava (PR)
A Procuradoria Regional do Trabalho, que coordena o Fórum Estadual L&C do Paraná, realizou audiência pública em Guarapuava a fim de sensibilizar os municípios da região para erradicar o trabalho infantil com o lixo e a presença de lixões como maior fonte do problema.  Com esta audiência fechou-se o ciclo de divulgação do Programa Lixo e Cidadania em todos os municípios do Estado.