Na cidade de São Paulo, das 15 mil toneladas de lixo recolhidas por dia, cerca de 35% são materiais recicláveis e menos de 1% é reciclado.

Cada paulistano produz diariamente 1,2 kg de lixo, em média, que vão para as montanhas dos lixões ou aterros sanitários.



São Paulo tem 5 dos seus 7 aterros sanitários lotados.



O Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Paulo, deposita o lixo em dois aterros sanitários : Bandeirantes e Sítio São João. Cada um recebe, em média, 5.000 toneladas de lixo por dia ! Estão com a capacidade quase esgotada.

Devido à degradação da matéria orgânica (ex. restos de comida), os aterros produzem biogás e chorume por 10 a 20 anos. Dessa forma, um aterro necessita de cuidados por muitos anos, mesmo depois de ter sido saturado de lixo. Os 5 aterros desativados são mantidos sob constante vigilância e manutenção.



Nas ruas da cidade de São Paulo existem mais de 25 mil catadores de lixo reciclável. É um trabalho de “formiguinhas” que merece ser valorizado.



Cada brasileiro que viva até 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos.



O Brasil produz cerca de 220 mil toneladas de lixo por dia sendo 90% depositado a céu aberto. (Veja, maio de 2002)



Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.



O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. É uma bomba-relógio. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas das grandes cidades.



Em Nova York, são aplicadas multas de até 300 dólares para o cidadão que não faz a triagem em casa separando papéis, latas, plásticos e vidros.



Para a fabricação de uma tonelada de papel são consumidas 17 árvores. Com 40 kg de papel velho se evita o corte de uma árvore.



Tempo de decomposição :

Embalagens plásticas : mais de 100 anos

Papéis : de 3 a 6 meses

Latas de alumínio : 100 anos

Tampa de Garrafa : 150 anos

Vidro : mais de 10.000 anos



Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol.



A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.



Degradação humana :

No estado de São Paulo, são 3.238 adultos e 448 crianças de catadores nos lixões.



Estes depósitos causam poluição do solo, das águas e do ar.

A contaminação do meio-ambiente causa diversos danos à saúde.



Nós seres humanos fazemos parte da natureza. O problema do lixo não acaba quando o colocamos para fora de nossa casa. É aí que ele começa.



Quanto é reciclado no país :

Papel de Escritório 22%

Papelão ou Papel Ondulado 72%

Latas de Aço 40%

Latas de Alumínio 78% !!!

Vidro 40%

Plástico Rígido 15%

Plástico PET (garrafas de refrigerante) 26%





O lixo entope bueiros e pode causar enchentes.

Não jogue lixo nas ruas, parques, rios e lagos. Ajude a preservar sua cidade.



* Que 6 bilhões de habitantes da Terra produzem, em média, 3 bilhões de quilos de lixo por dia?



* Que a maior parte do lixo urbano é constituído de matéria orgânica (como os restos de alimentos), sendo 60 mil toneladas produzidas só nas cidades brasileiras?



* Que dos 5.000 municípios brasileiros, mais da metade descarta seus lixos diretamente em lixões e só 100 possuem coleta seletiva?



* Que embora o Brasil seja considerado “o país do desperdício”, pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) indicam que este é um dos países que mais reciclam materiais, estando na frente dos EUA e de vários países europeus, isso graças aos catadores de latas, garrafas e papel, que circulam pelas ruas de nossas cidades?



* Que pesquisas estimam que mais de 45 mil crianças e adolescentes trabalham com lixo em todo o Brasil, ajudando

Ano da Publicação:
2007
Fonte:
http://sobrelixo.awardspace.com/curiosidades.php
Autor:
Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: