Reciclagem de Côco

Brasil é um dos maiores produtores de côco do mundo. Segundo o IBGE, em 2001 o Brasil produziu cerca de 1,3 bilhões de frutos. A produção ocupa uma área de mais de 166 mil hectares de terras distribuídas em todo o território nacional. A maior parte desses frutos são da espécie de Coco Anão, cerca de 70% da produção.

A cocoicultura é responsável pela geração de mais de 500 mil empregos diretos no Brasil e outra enorme quantidade de empregos indiretos. No ano de 2000, a cocoicultura respondeu por nada mais nada menos que 5% de toda agricultura nordestina.

Em todo o país porém, ainda não existe um processo tecnológico eficiente para a reciclagem das grandes quantidades de resíduos gerados a partir da cocoicultura. Como não existia a obrigatoriedade de uma solução para tal problema, até o ano de 2013 foi comum encontrar lixões repletos de cascas de coco em várias cidades do Brasil, mesmo aquelas que não são produtoras. A explicação se da pelo fato de o consumo de côco já é fato consumado e amplamente estimulado pela própria cultura brasileira.

Check Also

Modelo para la estimación de costos de la gestión de residuos reciclables con inclusión de recicladores

Herramienta para el análisis de costos asociados a diferentes niveles de inclusión de recicladores, de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *