Sistema de coleta de roupas e calçados usados na Alemanha

Todos os dias as lojas e shoppings Centers vendem milhares de toneladas de roupas por todo o país. Dependendo do tipo de consumidor, essas roupas serão usadas durante dias, meses ou anos. Em geral, quanto maior o poder aquisitivo da população, mais rapidamente as roupas novas se transformam em resíduos que precisam de uma destinação final ambientalmente adequada.

Apesar de ainda ser inexistente no Brasil, o Sistema de coleta de roupas e calçados usados na Alemanha é o mesmo aplicado na maiorias dos países desenvolvidos e será explicado aqui como exemplo. Seguindo o princípio do reaproveitamento e reciclagem de resíduos, as roupas e calçados usados devem ter um sistema diferenciado de coleta para conservá-los limpos de impurezas como resíduos orgânicos ou qualquer outro tipo de resíduos que altere suas características físicas.

A coleta de roupas usadas na Alemanha acontece em cada município do país na forma de Ponto de Entrega Voluntária – PEV que pode ter outros resíduos coletados ou não. Depois de coletadas, as roupas seguem para centros de triagem onde serão separadas manualmente em mais de 250 categorias.

Check Also

Modelo para la estimación de costos de la gestión de residuos reciclables con inclusión de recicladores

Herramienta para el análisis de costos asociados a diferentes niveles de inclusión de recicladores, de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *