1º Seminário Internacional de Tecnologia para Resíduos Sólidos e Saneamento

POR QUE PARTICIPAR

Pernambuco é um dos mais importantes Estados da região Nordeste do Brasil. O Estado estabeleceu como meta a implementação de Políticas Públicas, como por exemplo na área de Resíduos Sólidos e Saneamento. Os objetivos iniciais seriam: redução da geração de resíduos; aumento da reutilização e reciclagem; aumento da coleta e correta destinação dos resíduos. Estas prioridades serão implementadas através de estímulo às parcerias com o setor público e/ou privado para a criação de linhas de crédito para obras do sistema de limpeza urbana; incentivo à implantação de indústrias recicladoras; capacitação técnica de funcionários; investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, entre outras diretrizes. Atualmente o estado possui apenas seis aterros controlados; cerca de 88% dos municípios não têm triagem e compostagem de resíduos.

No Brasil, no setor do gerenciamento de resíduos, observa-se a produção de 100.000 t/dia de resíduos domésticos, dos quais apenas 10% são depositados em aterros controlados e 5% reciclados. Quanto aos resíduos industriais, geram-se aproximadamente 2,9 milhões t/ano normalmente estocados nos próprios geradores de maneira incorreta, havendo pouca reutilização e reciclagem. Os investimentos no ano de 2000 nesta área foram de US$ 1,1 milhão com crescimento anual previsto de 8% nos próximos 5 anos.

Diante dessa realidade, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Projetos Especiais, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social, Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria de Infra-Estrutura, Secretaria de Saúde, em parceria com a Fagga Eventos e Aquarius Consulting, apoio da Câmara Brasil Alemanha, do ITUT – Instituto de Transferência de Tecnologias, da ABES e do GRS, organiza o I Seminário Internacional de Tecnologia para Resíduos Sólidos e Saneamento, de 2 a 6 de junho de 2002, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com o objetivo de apresentar novas tecnologias, serviços e equipamentos do setor, o evento será uma excelente oportunidade para as empresas consolidarem grandes parcerias e realizarem importantes negócios.

SETORES PARTICIPANTES

Resíduos Sólidos e Saneamento

Resíduos Sólidos

– Gerenciamento de resíduos urbanos
– Gerenciamento de resíduos hospitalares
– Gerenciamento de resíduos industriais
– Projetos de reciclagem e compostagem
– Geração de energia a partir de biogás e biomassa
– Projeto e construção de aterros sanitários
– Serviço de incineração de resíduos perigosos

Saneamento

– Sistemas de abastecimento de água
– Sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais
– Sistemas de dessanilização
– Gerenciamento de sistemas de saneamento
– Sistemas de controle de estações de tratamento
– Operações de sistemas de água e esgoto
– Serviços de consultoria e gerenciamento
– Fornecimento de equipamentos

Data: 2 de junho de 2002
Início: 1 de junho de 2002
País: Brasil
Cidade: Recife
Informações para Contato:
Tel: (21) 2537-4338 Fax: (21) 2537-7991
Link: http://www.fagga.com.br

Check Also

Pós-Graduação em Gestão Pública Aplicada ao Meio Ambiente

Pós-Graduação em Gestão Pública Aplicada ao Meio Ambiente https://faculdade.ibam.org.br/pos-graduacao-gestao-publica-aplicada-ao-meio-ambiente/ Dias 01/04/2023 Local: Rio de Janeiro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *