A era da embalagem

Antigamente não tinha tanto material assim pra recolher. Sabe por quê ? Porque nos últimos anos houve um grande aumento da produção de embalagens



Todo mundo fala hoje de reciclagem de lixo. É um tal de recolher garrafas de plástico, vidro, papel e papelão e principalmente alumínio.



Antigamente não tinha tanto material assim pra recolher. Existia o ferro-velho, lembra? Mas só isso. Não havia centros de reciclagem como hoje.



Sabe por quê ? Porque nos últimos anos – vamos dizer, nos últimos vinte, trinta anos – houve um grande aumento da produção de embalagens.



Antigamente a gente comprava feijão, arroz, farinha na venda, a granel. Não vinha tudo embalado em saco plástico. O vendedor colocava o produto num saquinho de papel e em casa a gente guardava numa lata ou num pote de vidro.



Lembra do leite? Não tinha embalagem descartável. A gente levava o litro vazio na padaria e trocava por um cheio ou então deixava uma vasilha na porta de casa e o leiteiro enchia.



E óleo?

Você que é mais velho com certeza lembra disso: a gente levava o litro vazio na feira e o vendedor enchia na hora. Ele tinha um tambor de 100 litros de óleo e uma bomba com um funil para encher os vidros dos fregueses.



Hoje não. Hoje é tudo embalado. Você compra um sanduíche na padaria ele vem embalado num plástico, dentro de uma caixinha de papelão e o balconista ainda coloca tudo numa sacolinha plástica pra você levar. E põe junto um guardanapo de papel.



Claro que tudo isso trouxe vantagens pra gente: o produto embalado é mais higiênico, mais limpo, dura mais e é mais fácil de carregar. O lado ruim é que esses benefícios estão custando muito caro ao meio ambiente.



Todos os dias nós produzidos uma montanha de lixo de embalagem descartável e tudo pode ser reaproveitado. Por isso é que tem tanta gente recolhendo e separando o lixo: essas embalagens são recicladas e transformadas novamente em saquinhos, caixinhas e recipientes. A natureza agradece.



Setor Reciclagem



fonte: Ecoinforme – www.ecoinforme.com.br

Ano da Publicação: 2008
Fonte: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=489
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

FGV e ABREN lançam MBA em recuperação energética e tratamento de resíduos

O curso, pioneiro no Brasil, reúne um corpo docente de alto nível, formado por profissionais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *