A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

A problemática ambiental, apesar de antiga, vem tornando-se cada vez mais presente na vida da população. Em função das catástrofes naturais que estão ocorrendo em todo o mundo, surge na população um anseio por sustentabilidade. Nesse enfoque, as empresas devem adotar novas formas de interagir com o meio ambiente, para garantir a continuidade de seus negócios. É o caso dos postos de combustíveis, que são empresas potencialmente poluidoras, em função dos produtos comercializados e dos resíduos gerados em suas atividades. Nesse sentido, este trabalho buscou verificar qual é o destino dado aos resíduos e efluentes gerados nas atividades desenvolvidas pelos postos de combustíveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado um estudo de caso, junto a um posto de combustível, localizado em Santa Maria – RS, onde foi empregada a técnica da observação aliada à técnica da entrevista estruturada. Os resultados revelaram que a entidade estudada gera vários resíduos como: vapores tóxicos, lodo tóxico, flanelas e estopas contaminadas, óleo queimado, filtros usados, embalagens de lubrificantes e efluentes líquidos. Contudo, pôde também ser observado que estes resíduos são eliminados, praticamente em sua totalidade, de forma correta, através da gestão de resíduos, pelo seu tratamento ou retorno, quando possível, ao fabricante para reciclagem.

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