A LOGÍSTICA REVERSA COMO UMA FERRAMENTA GERENCIAL: UM NOVO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Diante das intensas ações estratégicas de mercado para criação de necessidades e costumes suplementares, a cultura do consumo adotada atualmente por nossa sociedade tem estimulado um extraordinário incremento no lançamento de novos produtos, inovações tecnológicas e produção em massa. No entanto, grande parcela desses produtos não é integralmente consumida, restando uma expressiva quantidade de resíduos industriais. Ultimamente, as organizações têm se preocupado com o ciclo de vida dos seus produtos, enfatizando um novo modelo de gestão, chamado de logística reversa. Esse tipo de modelo gerencial permeia a importância do fluxo de canais reversos, nos quais uma considerável parcela de produtos vendidos, com pouco uso ou em estágio final no seu ciclo de vida, retornam a fase produtiva, originando um novo período produtivo. De acordo com o contexto, através de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e de abordagem dedutiva, o presente artigo tem por objetivo apresentar explanações sobre as questões ambientais nas organizações e a importância da logística reversa nas mesmas. Para tal, foram trabalhados os seguintes pontos: a organização e as questões ambientais; logística empresarial;logística reversa; A logística reversa e as questões ambientais; tipos de logística reversa (pós-venda e pós-compra); Fatores determinantes para o sucesso da logística reversa nas organizações.

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *