A logística reversa de pós-venda e pós-consumo agregando valoreconômico, legal e ecológico às empresas

O objetivo do presente artigo é demonstrar as diferenças entre as áreas de atuação dalogística reversa: pós-venda e de pós-consumo. É muito importante a diferenciação notratamento dado aos resíduos sólidos, de pós-venda e pós-consumo, considerando-se que adestinação para estes resíduos são distintas. Para isso foi realizada uma pesquisaexploratória, com caráter interpretativo e natureza qualitativa. A logística reversa trata dosbens descartados no sistema logístico, como embalagens, outros materiais e bens diversos,não reutilizados após sua venda e consumo. Verifica-se que com as crescentes inovaçõestecnológicas e mudanças comportamentais dos consumidores, houve um aumentoconsiderável nos bens descartados que causam grande impacto ambiental. Esses fatores podem reduzir drasticamente a lucratividade das empresas, prejudicando sua imagemcorporativa e as tornando sujeitas a penalidades legais. Existem inúmeras empresas adotando políticas de logística reversa a fim de evitar ou diminuir o risco de penalidadeslegais, obter retorno econômico e construir uma imagem corporativa ambientalmente responsável.

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