Este artigo é fruto de um trabalho monográfico que teve como objetivo analisar a implantação da logística reversa do lixo tecnológico na gestão ambiental das empresas. Os temas ambientais vêm sendo difundidos por causa dos problemas causados pelo alto consumo e descarte de produtos tecnológicos, os quais liberam substâncias altamente poluentes na natureza colocando em risco os ecossistemas e a saúde humana. O estudo explora então os conceitos de lixo tecnológico – designando os resíduos oriundos do descarte de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos-; e de uma das possíveis soluções ao problema, a logística reversa – que busca reinserir os produtos na cadeia econômica visando diminuir o descarte e incentivar um consumo consciente. O método de pesquisa foi a abordagem qualitativa, com realização de uma pesquisa de campo na empresa Braskem, sobretudo da entrevista com a gestora especialista em Meio Ambiente. Foi confirmada a hipótese inicial de que as empresas possuem instrumentos e procedimentos para implantar a logística reversa do lixo tecnológico nos seus processos de gestão ambiental. Porém, essa implantação requer projetos específicos com alto custo e que, por isso, a logística reversa do lixo tecnológico ainda é incipiente nas empresas.
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