A Logística Reversa: o caso da destinação de pneus inservíveis no Brasil

A partir da Resolução CONAMA nº 258/99, que regulamenta o processo de destinação final de pneumáticos, observou-se a estruturação de uma cadeia de logística reversa de pneus inservíveis no país, que vem se consolidando ao longo do tempo. Esta logística reversa inclui desde a coleta de pneus nos municípios até sua destinação final, especialmente via co-processamento em fornos de cimenteiras.
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a cadeia logística reversa de pneus inservíveis no país, a partir da análise do ambiente institucional e do levantamento de dados primários e secundários. Também avança no sentido de estimar a geração de pneus inservíveis para todos os municípios brasileiros, vis-a-vis a oferta de infraestrutura de destinação disponível no país.
Com isso, foi possível observar que o país ainda enfrenta gargalos importantes no descarte desse tipo de resíduo, relacionados principalmente à oferta e à localização da infraestrutura para destinação existente, bem como ao processo logístico envolvido. Por outro lado, é interessante destacar a alternativa encontrada para seu aproveitamento, envolvendo a coordenação de uma série de empresas e instituições. Como resultado, o resíduo foi transformado em matéria-prima de alto valor, substituindo parte da energia fóssil utilizada na fabricação de cimento.

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