Alemanha espera que bebidas possam ampliar sistema de depósitos em 2003.

Alemanha espera que embalagens de bebidas possam ampliar sistema de depósitos em 2003

Reuters declara que o Ministro do Meio-Ambiente da Alemanha, Juergen Trittin, foi citado na sexta-feira por ter afirmado que o país esperava ampliar o sistema de depósitos para encorajar reciclagem de latas de bebidas a partir de 1 de janeiro de 2003.

“Tenho proposto à chancelaria a introdução de depósitos obrigatórios em 1 de janeiro de 2003. Queremos decidir sobre isto no gabinete este mês”, Trittin disse a Sueddeutsche Zeitung, de acordo com uma cópia de uma entrevista que lhe fora enviada em adiantado, devido a sua reportagem na edição de domingo do jornal.

Foi a primeira vez em que o ministério do meio-ambiente indicou um prazo rígido para ampliar o sistema de depósito, que atualmente é aplicado a garrafas de vidro.

A mudança já era esperada, depois de um julgamento de um tribunal regulador no mês passado, que abriu o caminho para o sistema ser alterado. As ações de fabricantes de máquinas recicladoras de embalagens, como a Norueguesa Tomra Systems, têm aumentado o valor, antecipando este fato.

Trittin disse que o governo queria dar tempo ao comércio varejista e à indústria para preparar a mudança completa. “Não é apenas uma questão de, se necessário, instalar máquinas para obter de volta as latas vazias, como também de alterar a embalagem para assinalar as latas como depósitos suportáveis”, disse.

Trittin confirmou que era seu objetivo que o sistema de depósito também se aplicasse aos refrigerantes carbonatados e também às cervejas. Quando o jornal lhe perguntou o que ele queria dizer, respondeu: “Coca-Cola, Fanta, Sprite, etc.: os consumidores não entenderiam se exigíssemos depósitos para latas de cerveja e não para latas de Coca-Cola”

Ano da Publicação: 2002
Fonte: Warmer News Letter
Autor: Keith Strange, tradução de Hernán Baeza
Email do Autor: kit@residua.com

Check Also

Lixo é no lixo

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO — 7 MAI, 2015 Lixo é no lixo, …