Alumínio, uma infinita capacidade de reciclagem

Alumínio primário da Alcoa é certificado por sua infinita capacidade de reciclagem

O alumínio primário da Alcoa foi reconhecido com o certificado Cradle to Cradle® (em português, do berço ao berço), na categoria Prata, por sua infinita capacidade de reciclagem. O Cradle to Cradle® é um processo independente de certificação ambiental que avalia o impacto total de um produto na saúde humana e no ambiente. O anúncio foi feito durante a Aluminium 2010, evento do setor realizado semana passada em Essen, Alemanha.

A Alcoa é a primeira fabricante de alumínio a receber a certificação Cradle to Cradle ® da MBDC (McDonough Braungart Design Chemistry), consultoria norte-americana de sustentabilidade e certificação de produtos, responsável pelo desenvolvimento do conceito Cradle to Cradle® em 1995.

"A certificação Cradle to Cradle® é uma referência às características sustentáveis e exclusivas do alumínio Alcoa", disse Kevin Anton, diretor- executivo de Sustentabilidade da Alcoa. "Por meio desta certificação, a Empresa pode assegurar aos seus clientes que continuará aprimorando as características sustentáveis do metal em todo seu ciclo de utilização".

Selo ecológico de múltiplos atributos, a certificação Cradle to Cradle® avalia a segurança socioambiental de um produto e seu design para os futuros ciclos de vida. Diferentemente de outros, o programa da MBDC tem uma abordagem abrangente para analisar a sustentabilidade de um produto e processos utilizados em sua fabricação. Os materiais e processos industriais são avaliados em cinco categorias: Saúde do Material; Reutilização do Material; Uso de Energia Renovável; Manejo da Água; e Responsabilidade Social.

"A Alcoa tem compromisso diário para tornar seus produtos seguros, saudáveis e recicláveis", disse Jay Bolus, vice-presidente de Operações Técnicas da MBCD. "Parabenizamos a Alcoa pela certificação Prata. Pretendemos continuar ajudando a Empresa a gerar impactos positivos".

Melhorias nos processos de produção de alumínio – reduções no uso de energia, implementação de sistemas eficientes de utilização da água e reciclagem – ajudaram a Alcoa a obter esta certificação e contribuem para os objetivos do Relatório Vision 2050 de alcançar uma comunidade global sustentável na qual nove bilhões de pessoas possam viver bem com os recursos do planeta. Desde 1990 a Alcoa conseguiu reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa em 44% ao mesmo tempo em que dobrou sua capacidade de produção. Nos últimos 10 anos a Empresa diminuiu em 29% a utilização da água em seus processos e em 70% os resíduos de aterros. E, das operações globais de produção de aluminio da Alcoa, 63% são movidas com energia hidrelétrica renovável.

"Os clientes que utilizam alumínio da Alcoa podem desenvolver seus produtos com um material sustentável Cradle to Cradle", disse Tim Reyes, presidente da Divisão de Gestão de Materiais da Alcoa. "Eles sabem que quando compram alumínio da Alcoa estão fazendo uma escolha ambiental inteligente".

O alumínio é infinitamente reciclável e aproximadamente 75% de todo o metal já produzido desde 1888 ainda está em uso. A reciclagem do alumínio reduz em 95% o consumo de energia e as emissões de gases do efeito estufa quando comparada à sua fabricação a partir do minério.

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://www.programalinhaverde.com.br/produtos/361-aluminio-uma-infinita-capacidade-de-reciclagem.html
Link/URL: http://www.programalinhaverde.com.br/produtos/361-aluminio-uma-infinita-capacidade-de-reciclagem.html
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *