Americanos jogam 100 bilhões de garrafas e latas fora todo ano

Americanos jogam 100 bilhões de garrafas e latas fora todo ano

Consumidores americanos estão jogando fora um recorde de 100 bilhões de garrafas e latas de bebida todo ano. Problemas com este lixo têm levado os legisladores em 15 estados e em Porto Rico a propor depósitos reembolsáveis para uma grande variedade de bebidas, desde refrigerantes e cervejas até as águas engarrafadas, sucos, chás e bebidas energéticas, que são cada vez mais populares.

Esta é a conclusão obtida recentemente a partir do Instituto Norte-Americano de Reciclagem de Contêiner (CRI), uma organização de pesquisas e educação sem fins lucrativos, com sede em Arlington, Virginia.

A legislação estadual de cobrança para depósito de garrafas é cada vez mais vista como um meio eficaz de frear o lixo sem aumentar impostos. Uma vez que os consumidores pagam um depósito reembolsável, a reciclagem aumenta em pouco ou quase nada o custo aos contribuintes, afirma o CRI. Durante o ano de 2001 e o começo de 2002, a legislação para solicitar depósitos reembolsáveis de contêineres de bebida foi introduzida nos seguintes Estados: Arkansas, Arizona, Hawaii, Illinois, Minnesota, Mississippi, Carolina do Norte, New Hampshire, Novo México, Oklahoma, Pensilvânia, Dakota do Sul, Tennessee, Texas, Washington, e Porto Rico.

A legislação que propõe um plebiscito estadual sobre depósitos de bebida foi introduzida no Kentucky e na Pensilvânia.

Atualmente, dez Estados e a cidade de Columbia, Missouri têm leis de depósitos de contêineres, popularmente conhecidas como as contas das garrafas. Estados com depósitos incluem: Califórnia, Connecticut, Delaware, Iowa, Maine, Massachusetts, Michigan, Nova York, Oregon and Vermont. Como novos tipos de bebidas ganharam participações maiores no mercado, Estados com depósitos atuais têm mostrado interesse em expandir as leis de refrigerantes carbonatados e cervejas a fim de incluir água engarrafada, sucos, chás e bebidas energéticas. Maine expandiu seu sistema de depósito em 1990 e a Califórnia providenciou a expansão de seu programa em 1999.

Em 2001 e 2002, a legislação para expandir sistemas de depósitos foi introduzida em Iowa, Massachusetts, Michigan, Nova York, Oregon and Vermont. O diretor do CRI relata que os Estados com leis de depósitos atingem taxas anuais de reciclagem de bebida de aproximadamente 80 por cento, que é de 2 a 3 vezes maior que a taxa de Estados sem depósitos.

Entretanto, as propostas para combater as leis de depósitos têm sido feitas em Iowa, Massachussetts e Nova York em 2001 e 2002. O desafio mais sério para uma lei de depósito é na Columbia, Missouri, que tem a única determinação legal local de cobranças por cascos de garrafas em todo o País. Um plebiscito para combater a determinação legal de 25 anos da Cidade de Columbia, Missouri, será realizado em votação secreta em 2 de abril de 2002

Ano da Publicação: 2002
Fonte: Warmer News Letter
Autor: Keith Strange, tradução de Hernán Baeza
Email do Autor: kit@residua.com

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *