Análise das características do lixo domiciliar urbano do município do Rio de Janeiro

A análise da composição gravimétrica do lixo da cidade do Rio de Janeiro reúne dados fundamentais para o gerenciamento dos resíduos sólidos da cidade. O conhecimento das características dos resíduos gerados, seus teores de umidade e pesos específicos possibilitam, o dimensionamento e a otimização da coleta e do transporte do lixo, assim como viabilização do tratamento e da disposição adequada destes resíduos.
A amostragem é realizada de forma criteriosa levando-se em consideração a área territorial, a densidade populacional e a quantidade de lixo coletado por regiões do Rio de Janeiro. É importante observar que o lixo sofre variações em função de diversos fatores, dentre os quais podemos citar: fatores climáticos, festas populares, férias escolares e hábitos e costumes da população.
O acompanhamento da série histórica das determinações gravimétricas do lixo da cidade do Rio de Janeiro ao longo dos anos revela dados interessantes como as alterações nos hábitos e tendências de consumo decorrentes das mudanças do poder aquisitivo e de padrões de consumo da população.

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *