Apenas 26% dos brasileiros reciclam, segundo Ibope

Reciclar é considerado um dever de todos por 86% dos brasileiros, segundo pesquisa do Ibope Media, mas apenas 26% deles o fazem sempre ou frequentemente. A maior concentração de “recicladores” foi identificada entre pessoas de 35 a 75 anos, enquanto a reutilização foi um hábito evidente nos jovens de 20 a 24 anos da pesquisa.

Apesar de haver convergência em relação à faixa etária, o estudo mostra que não há um comportamento nacional homogêneo em relação à reciclagem. Enquanto a porcentagem de 26% refere-se à população nacional, a das pessoas que reciclam em Curitiba é 45% e em Brasília apenas 3%.

Os números mais expressivos de reutilização de objetos foram encontrados em São Paulo (24%), Belo Horizonte (23%) e Curitiba (22%). E a quantidade de material da embalagem se revelou um fator pouco determinante para os brasileiros: apenas 5% deles deixam de comprar um produto por este critério; São Paulo tem o maior índice (7%) e Brasília e Recife, o pior (1%).

No entanto, a preocupação com o uso de sacolas plásticas para fazer compras é um pouco maior: 14% das pessoas levam a própria bolsa ou sacola. Em Belo Horizonte, onde a lei que proíbe a distribuição de sacolinhas plásticas existe desde o ano passado, quase metade da população (48%) tem esse hábito. Em São Paulo, o percentual é menor, cai para 19%.

Check Also

Nepal começou a encher ruas com toneladas de resíduos plásticos com um objetivo: tornar-se mais sustentável

Com mais de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano — grande parte em embalagens descartáveis difíceis de reciclar — o Nepal encontrou uma solução surpreendente: transformar esse resíduo em asfalto. O plástico não é simplesmente espalhado pelas ruas, mas incorporado à estrutura do pavimento, e alguns especialistas afirmam que o resultado é até superior ao asfalto convencional. A ideia, já testada em países da Ásia, Europa, África e Américas, ganha força como alternativa sustentável para dois problemas globais ao mesmo tempo.