Apoio à reciclagem

Quando se mudou para São Paulo, em 2007, depois de dez anos em Boston, Estados Unidos, a psicóloga Helena Kindi levou um susto: seu condomínio, num bairro nobre da cidade, não tinha um sistema de coleta dos materiais recicláveis

Giuliana Capello
Revista Casa Claudia – 08/2009

Nos EUA, o hábito de separar o lixo era parte do cotidiano da família, que também aproveitava os resíduos orgânicos, transformados e madubo, na horta do quintal. “Como não queria que minhas filhas perdessem essa prática, resolvi propor a mudança numa reunião de condomínio”, conta.

Assim, ela pesquisou as empresas que faziam a coleta no bairro, elaborou uma carta aos moradores, fez reuniões para treinar os funcionários do prédio e conquistou a síndica e a adesão dos vizinhos. A experiência deu tão certo que ela resolveu criar a Green Goal (tel. 11/3661-2537), empresa de consultoria ambiental, para multiplicar a atitude.

Desde então, Helena já implantou a coleta seletiva em uma indústria têxtil de 250 funcionários e colaborou no processo de outros dez condomínios paulistanos. Além dos recicláveis, a coleta inclui também óleo de cozinha usado, pilhas e baterias. “Aqui, na vizinhança, sou conhecida como a moça da reciclagem”, diz, divertindo-se, Helena.

As filhas, Naomi e Gabriela, 4 e 8 anos, adoram ajudar na separação dos recicláveis e falam do assunto como especialistas. A mais velha não perdea chance de arrumar trabalho para a mãe. Quando alguma amiga da escola conta que não separa o lixo, lá vem o convite: mãe, você precisa ir até o prédio dela fazer alguma coisa, relata Helena, casada com o americano David, que completa o time de ambientalistas da casa.

BOM É SIMPLIFICAR
Para facilitar a vida dos moradores e funcionários dos prédios, Helena criou um material informativo simples e prático. Além das lixeiras de cores diferentes nas áreas sociais do prédio, cada apartamento recebe um ímã de geladeira com os principais materiais recicláveis e não recicláveis – sempre à vista para as dúvidas que podem surgir no dia a dia.

No site da Casa Claudia você encontra a lista completa desses materiais e ainda outras reportagens sobre o tema.

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/reclagem-lixo-condominio-coleta-seletiva-493321.shtml
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Isopor, é possível reciclar

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE ISOPOR — 14 JAN, 2015 Maioria dos brasileiros não sabe …