Benefícios Potenciais dos Resíduos Sólidos e o Gás

A maior parte dos resíduos que geramos terminam em aterros sanitários, onde se decompõem e produzem gás de aterro sanitário. Se este gas não se controla, pode contribuir para o smog local e representar ameaças para a saúde e para a segurança. Alguns dos benefícios que vale a pena destacar são os seguintes:



Benefícios ambientais. Os projetos de obtenção de energia a partir de gás de aterro sanitário trazem como conseqüência ar mais puro, incluindo reduções do smog, mau cheiro e emissões de gás que provoca o efeito estufa. Para maiores informações, veja Benefícios ambientais da geração de energia a partir de GAS.



Benefícios econômicos. Os projetos de obtenção de energia a partir de gás de aterro sanitário criam empregos associados com o desenho, construção e operação de sistemas de recuperação de energia. Uma parte importante dos fundos para construção e desenvolvimento se gasta na localidade para a perfuração, colocação de tubos, construção e pessoal de operação. Do mesmo modo, é possível que o desenvolvimento econômico nas proximidades do aterro sanitário melhore como resultado da diminuição do mau cheiro ou outras atividades do projeto.



Benefícios comunitários. O uso de gás de aterro sanitário é uma situação na qual todos os parceiros do projeto ganham, especialmente a comunidade. Os projetos para a obtenção de gás a partir de GAS ajudam a garantir a boa administração dos aterros locais e transformam a área que rodeia a localização de um aterro sanitário num melhor lugar para viver.



Benefícios em termos de energia. O gás de aterro sanitário é uma fonte de combustível local, confiável e renovável que diminui a dependência dos combustíveis fósseis. Além disso, o gás de aterro sanitário é o único gás renovável que diretamente reduz a poluição da atmosfera. Já que o gás de aterro sanitário se produz naturalmente, ao recolhê-lo e transformá-lo em energia se põe em uso uma fonte de combustível que de outra forma se desperdiçaria. Conta-se com projetos de obtenção de energia a partir de gás de aterro sanitário para gerar eletricidade mais de 90% do tempo, 24 horas por dia, 7 dias por semana

Ano da Publicação: 2004
Fonte: Landfill Gas
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *