Biodigestor de Celulose

Os Biodigestores são centrais tecnológicas que aceleram o processo natural de decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Os “resíduos” dessa decomposição são o biogás e o biofertilizante.

Biofertilizantes convencionais alemãs são totalmente automatizados e por isso possuem uma lata eficiência na produção de biogás. Nessa tecnologia a biodigestão acontece em 4 fases: Hidrólise, acetogênese, acidogênese e metanogênese. Nessas centrais é possível transformar gorduras, acucares e carbohidratos em metano. Para efeito de comparação, esses biodigestores chegam a produzir em alguns casos até 2x mais biogás do que biodigestores indianos. A única limitação natural dessa técnica é o fato de não ser capaz de processar naturalmente a celulose que é a substância que compõe a grande maioria dos vegetais.

Pensando nisso e observando a natureza a empresa Ares Technology e Rusitec criou um novo processo de biodigestão baseado no sistema digestivo dos ruminantes, já que estes se alimentam basicamente de alimentos com alto teor de celulose. Nessa tecnologia, as bactérias bovinas quebram a celuloses transformando esta em açucares, gorduras e carboidratos que depois seguem seu caminho normal de digestão conforme o biodigestor convencional alemão. Com esta concepção, o biodigestor de celulose consegue em alguns casos, aumentar em até 50% a produção de biogás quando comparado ao biodigestor convencional alemão que já produz 2x vezes mais que o biodigestor indiano.

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *