BRIQUETES RECICLANDO MADEIRA

Uma forma de aproveitar restos de madeira e serragem produzidos como resíduo em diversas indústrias que trabalham madeira é a produção de briquetes que são queimados e usados como combustível em outras indústrias

O nome briquetes vem de um processo chamado briquetagem onde os restos de madeira, pó de maidera, serragem de madeira são compactados em uma pressão muito elevadas até a formação de toras de tamanho padronizado que pode ser usada como lenha. Muitos destes resíduos de madeira eram jogados fora no passado mas hoje podem ser aproveitados.

No processo de produção de briquetes é usado um tipo de máquina que compacta os restos de madeira a uma pressão tão elevada que existe um aumento de temperatura ao ponto de criar um aglomerar a madeira sem o uso de nenhum produto químico como resina, cera, etc.

Na produção de briquetes é necessário o uso de água que normalmente é de 8% a 15% e o tamanho das partículas de madeira devem ser de 5 e 10 mm. O diâmetro perfeito dos briquetes para queima é de 7 cm a 10 cm, com comprimento de 25 a 40 cm. Existem também os briquetes de 28 a 65 mm que são usadas em estufas, fogões com alimentação automática, grelhas, churrasqueiras etc.

Para montar uma fábrica de briquetes você precisa comprar uma máquina chamada briquetadeiras.

Esse tipo de máquina também é chamada de Prensa Briquetadeira de Pistão. Ela faz a compactação através de golpes produzidos sobre os resíduos por um pistão acionado através de dois volantes. Normalmente o resultado são briquetes de forma cilíndrica. O briquete deste processo tem as seguintes características:

Existe também as máquinas chamadas Briquetadeira Por Extrusão.

Indústrias e empresas que utilizam o briquete no lugar da lenha e do carvão vegetal está ajudando a preservar a natureza já que os briquetes são produzidos com restos de madeira que seriam jogados no lixo. Os briquetes são muito utilizados em pizzarias, restaurantes e padarias que fazem uso de fogão a lenha. Em grandes cidades como São Paulo não existe produção de briquetes suficiente para atender a demanda. Uma pizzaria pode chegar a usar 4 mil kg de briquetes por mês.

Se você quer preservar a natureza só coma pizza em pizzarias que fazem uso de briquetes. Evite as pizzarias que utilizam lenha. Evite churrascarias e outras empresas que fazem uso de carvão ou lenha.

Ano da Publicação: 2010
Fonte: Reciclagem Lixo
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *