Canadá – Contrato de joint venture com a Clean Energy para oportunidades de gaseificação de RSM no México

Canadá – Contrato de joint venture com a Clean Energy para oportunidades de gaseificação de RSM no México



A Clean Energy Combustion Systems Inc. anunciou a formação de uma Joint Venture com a EnEco Industries Ltd. de Vancouver para promover a venda ou licenciamento do sistema “CORE” – Controlled Oxidation Reaction Environment [Ambiente de Reação de Oxidação Controlada] ou sistema de gaseificação “CORE” da EnEco no México para garantir um descarte seguro e limpo de resíduos sólidos municipais, que seriam, de outra forma, direcionados para aterros sanitários, como também o descarte de outros resíduos sólidos, como resíduos hospitalares, resíduos de pneus e de madeiras selecionadas.



Na Joint Venture, a Clean Energy assumirá o comando na obtenção de projetos e financiamentos, enquanto que a EnEco realizará todas as atividades de engenharia dos projetos. Todo o lucro das vendas e licenciamentos do sistema de gaseificação “CORE” no México será dividido igualmente entre as partes. Como parte da Joint Venture, a Clean Energy permitirá que a EnEco utilize a tecnologia de combustor oscilante da Clean Energy para o processo de combustão secundária no sistema de gaseificação “CORE”.



A Joint Venture propôs iniciar a construção de quatro usinas-piloto de gaseificação “CORE” até 2005 em quatro das maiores cidades do México, e colocá-las em operação até 2006. Cada usina-piloto processará por dia 600 toneladas de uma combinação de resíduos sólidos municipais, resíduos hospitalares, resíduos de pneus e de madeiras selecionadas.



O vapor gerado no processo de recuperação de calor abasteceria duas turbinas a vapor de 10 Megawatts e geradores para uma potência elétrica total de 18,8 Megawatts. A energia elétrica da usina seria considerada “energia de carga de base” ou energia "firme”, que poderia ser considerada como uma fonte constante de energia para a rede local de transmissão de energia.



Todos os metais ferrosos e não-ferrosos contidos nos resíduos sólidos seriam recuperados à sua forma original e vendidos para mercados de reciclagem sem contaminar a cinza resultante com metais pesados. O vidro, a areia e a cinza recuperados no processo de gaseificação também podem ser utilizados para a produção de materiais. Outras usinas seriam construídas mediante a operação satisfatória das usinas-piloto. Executivos da Clean Energy e da EnEco terão uma reunião com autoridades da alta cúpula do governo no México na semana que vem para discutir a proposta. O sistema de gaseificação “CORE” possui um esquema, operação e aplicação diferentes do sistema de gaseificação V ecoPhaser, marca de propriedade da Clean Energy, que pode ser utilizado para gaseificar uma grande variedade de materiais homogêneos de resíduos, como polpa e resíduos de madeira dos processos industriais primários, resíduos agrícolas processados e resíduos animais.



A EnEco é uma empresa privada, fundada em 1991 com o propósito de solucionar os problemas ambientais causados por resíduos sólidos municipais através de soluções econômicas. A EnEco já instalou mais de uma dúzia de gaseificadores de resíduos sólidos municipais, alguns em operação contínua desde 1992.



Para maiores informações, visite o website da Clean Energy no endereço:



http://www.clean-energy.com

Ano da Publicação: 4
Fonte: WARMER BULLETIN ENEWS #27-2004
Autor: Kit Strange - Editor, Warmer Bulletin
Email do Autor: bulletin@residua.com

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *