Chiclete reciclado vira lixeira

Quem nunca pisou em um chiclete jogado no meio da rua? Além deste incômodo, mesmo quando a goma de mascar é descartada da maneira correta, no lixo, ela causa problemas para o meio ambiente, já que demora ao menos cinco anos para se decompor.

Para resolver este problema, uma designer do Reino Unido desenvolveu uma maneira prática de reciclar gomas de mascar. Em parceria com laboratórios químicos, Anna Bullus conseguiu desenvolver um plástico resistente a partir do chiclete reciclado.

A inventora fundou uma empresa chamada Gumdrop e criou dentro desta companhia o modelo de uma pequena lixeira redonda, que pode ser acoplada em vários lugares de destaque no meio da rua, como postes de luz.

Com um pequeno orifício, a ideia é que novos chicletes sejam depositados ali dentro, ao invés de jogados na rua ou em lixos convencionais. Quando o recipiente estiver cheio, ele segue novamente para a reciclagem, criando novas lixeiras e ampliando a área atendida pelo sistema, que já começou a ser testado em Londres.

Para conscientizar a população da importância do descarte correto das gomas de mascar, o próprio site da Gumdrop traz uma série de estatísticas. Segundo a empresa, se todo mundo no Reino Unido parasse de jogar chicletes no chão hoje, demoraria ao menos quatro meses para retirá-los das ruas do país. Ao menos 500 milhões de gomas de mascar são jogadas fora no Reino Unido por ano e 150 milhões de libras (quase R$ 400 milhões) são gastas anualmente com a remoção do doce das ruas britânicas.

fonte: Época Negócios

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1014
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Lixo é no lixo

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO — 7 MAI, 2015 Lixo é no lixo, …