Coleta seletiva em parques de entretenimentos

O atual modelo de sociedade de consumo, vem contribuindo de forma significativa para o
crescimento de geração de embalagens (descartáveis), este fato está atrelado as vantagens
apresentadas pelo estilo “fast-food” e as necessidades do mundo moderno. Gérard Bertolini,
expert francês em seu livro “ la double vie des embalages” faz uma análise aprofundada sobre a
relação produto-embalagem. No Brasil com a estabilização da economia , observa-se uma
movimentação ascendente de classes sociais (Rev. Veja, n 0 17, 96), se é possível fazer uma
leitura de melhoria de qualidade de vida de uma população a partir do crescimento de índices
de consumo, com benefícios para todos a nível de empregos e para a indústria – este fato está
também veiculado a necessidade de ações de minimização de impactos ambientais gerados
pelos descartáveis (embalagens), considerando que após o produto consumido resta a
embalagem e esse resíduo tem um custo para ser eliminado/tratado. Graças ainda a perspectiva
de ampliação da classe média brasileira (35%) com a estabilidade da economia, ocorre em
todo o país uma explosão de franquias particularmente originarias dos Estados Unidos da
América do Norte, elas adotam o estilo fast-food contribuindo com o aumento dos resíduos
secos. Este artigo desenha a concepção de um programa de coleta seletiva para parques de
entretenimentos particularmente os que adotam o estilo fast-food, com capacidade de receber
em torno de 3.500 pessoas por dia, além de estimar a produção do lixo e definir a tipologia do
material a ser descartado separadamente. O estudo te m a pretensão de apresentar uma saída
minimizadora para empreendimentos de lazer, enquanto não se definir uma política nacional de
resíduos sólidos.

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *