COMPACTAINER – Solução inovadora para acondicionamento e transporte de resíduos de saúde

O BIOCOR Hospital de Doenças Cardiovasculares é pioneiro em diversas iniciativas, inclusive na área ambiental. Além de ser o único estabelecimento de saúde em Belo Horizonte que possui E.T.E. (Estação de Tratamento de Esgoto), recentemente implantou um sistema de acondicionamento e transporte de resíduos que merece ser conhecido e adotado por todos.



Trata-se de um compactainer – contenedor transportável que é também compactador, com capacidade para 4 toneladas. Fica localizado ao ar livre, no próprio pátio de manobras de carga e descarga do hospital. Para garantir a integridade das embalagens, o conteúdo é semi-compactado em 50% do seu volume original. O equipamento é removido diariamente por um caminhão especial, sem que haja qualquer contato com seu conteúdo. Em seu lugar é deixado outro compactainer limpo e desinfetado. Resultado: depósito de lixo livre de odores, insetos, chorume e qualquer espécie de resíduos externos! E ainda elimina o contato humano com o lixo a partir do seu acondicionamento até a destinação final, o que reduz consideravelmente os riscos de contaminação e diminui o tempo despendido no processo.



Quando o BIOCOR passou por uma ampliação considerável (de 5.265m2 para 26.577m2 de área construída, dobrando o número de leitos), foi previsto um incinerador de lixo. Ao ser testado, demonstrou ser inviável, por ser um sistema complexo e oneroso, envolvendo atividade penosa e insalubre, repleto de inconvenientes como poluição sonora, do ar e da água que exigiriam uma série de medidas como filtragem da fumaça emitida, tratamento da água proveniente da lavação dos gases, entre outros, resultando na ocupação de muito espaço físico e em altos custos de implantação e de funcionamento. Até definir o sistema mais adequado e devido à falta de espaço físico, o hospital viu-se obrigado a adotar uma solução provisória – contenedores volantes localizados num lote contíguo, o que ocasionava cuidados constantes de manutenção e higiene com a área e os equipamentos, para evitar formação de odores e presença de insetos. Enquanto isso, estudava a construção de um abrigo definitivo na área interna da instituição. Nesse momento surgiu a GRAMADUS LTDA., empresa especializada em transporte de resíduos, com uma proposta inovadora que foi aceita pelo hospital.



O engenheiro de Segurança do Trabalho do BIOCOR, Osmar Avelino Cipriano, intermediário das negociações, participou do estudo, assessorando a GRAMADUS na concepção da caçamba.



O hospital encontra-se no município de Nova Lima, cuja legislação, mais flexível, permitiu a implantação da nova proposta. A GRAMADUS encontrou assim a chance que precisava para conseguir que a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) de Belo Horizonte, responsável pela coleta do lixo do BIOCOR, abrisse uma exceção. O compactainer foi instalado e funciona como previsto, trazendo uma série de vantagens e ótimas perspectivas como componente de um processo acessível e adequado ao seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde. Depois de 1 ano de sucesso comprovado, a GRAMADUS obteve um alvará de licença, em junho de 2002, permitindo que seu modelo de serviço de armazenamento e transporte de resíduos de serviço de saúde seja estendido à rede hospitalar de Belo Horizonte.



O compactainer é indicado para grandes geradores de resíduos de saúde, principalmente em centros urbanos onde haja concentração deles. Todavia, não resolve a questão por si só, funciona enquanto parte de um sistema integrado que contemple todas as etapas.



Em Belo Horizonte existem alguns entraves para a implantação desse tipo de equipamento.



Primeiramente, a NORMA TÉCNICA SLU/PBH nº 002/2000, que estabelece as características construtivas, de localização e os procedimentos para uso do abrigo externo de armazenamento de resíduo sólido em edificações e em estabelecimentos de serviços de saúde. Como é anterior à criação do compactainer, não considera tal s

Ano da Publicação: 2004
Fonte: Unilivre
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *