Compostagem Caseira

Compostaje en su casa Home composting

Se você se incomoda com a quantidade de lixo que produz, invista numa composteira doméstica. – –

 

Check Also

Bolsa de Resíduos

O lixo costuma ser um verdadeiro problema para a população, mas a partir de iniciativas …

Compostagem caseira

Para fazer uma composteira aproveitando os detritos da cozinha, pode-se utilizar um balde com tampa para juntar restos de comida, cascas de frutas e de legumes, pó de café e demais resíduos orgânicos produzidos na cozinha



Segundo o técnico agrícola e consultor da Faculdade Cantareira, Marcos Victorino, para fazer uma composteira visando ao aproveitando os detritos da cozinha, pode-se utilizar um balde com tampa para juntar restos de comida, cascas de frutas e de legumes, pó de café e demais resíduos orgânicos produzidos na cozinha, tomando cuidado para não deixar acumular por mais de uma semana, pois poderá provocar mau cheiro. “Se houver papel disponível, intercale no balde com os detritos da cozinha, pois ele será útil, absorvendo o excesso de umidade”, ensina. “Não se deve utilizar o lixo do banheiro”, avisa.



Para montar a composteira, é só intercalar camadas de folhas ou capim com uma camada de detritos de cozinha armazenados no balde. Segundo Victorino, deve-se colocar um pouco de cal em cima dos restos de comida para evitar a proliferação de ratos. Crie camadas superpostas, até que o monte atinja uma altura máxima de 1 metro, observa, e, se houver disponibilidade de esterco de animais, forme camadas adicionais com ele, o que irá melhorar muito a qualidade do produto final.



Sobras de leite e o sangue retirado da limpeza das carnes também podem ser aproveitados, diluídos com mais água e regando a composteira. “O objetivo é favorecer a atividade microbiana, acelerando o processo”, diz.



Depois de montado o composto, deixe-o descansar, revirando-o uma vez por mês até completar 90 dias, cuidando de repor a umidade sempre que necessário.



fonte: Inews – www.inews.inf.br

Ano da Publicação: 2005
Fonte: www.setorreciclagem.com.br
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

AMBIENTE NA EUROPA MELHOROU NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Um relatório divulgado pela Comissão Europeia no início de março mostra que, nos últimos cinco …