Compostagem de resíduos sólidos urbanos: equações de regulação entre incidencia de chuva e produção de chorume em área de proteção aos manaciais

O estudo foi realizado no Município de São Lourenço da Serra – SP, localizado à 55km da capital do Estado de São Paulo, pertencendo a Região Metropolitana de São Paulo – RMSP.
Para a realização do experimento foram constituídas leiras de compostagem com a fração orgânica do lixo urbano do município, considerando-se duas leiras por estação do ano, sendo uma com cobertura e outra sem cobertura, com o objetivo de avaliar a interferência da chuva sobre o volume e características do chorume produzido durante o processo de compostagem.
Para as determinações da qualidade do chorume produzido nos diferentes ensaios, utilizou-se o Laboratório de Biodigestão Anaeróbia do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal, da Universidade Estadual Paulista – UNESP.
Os dados do experimento permitiram a elaboração de equações de correlação entre o volume de chuva incidente sobre as leiras de compostagem e o volume de chorume produzido durante o processo.
Os valores de correlação encontrados, permitem a previsão do volume de chorume a ser gerado, dados importantes para dimensionamento de sistemas de tratamento de chorume quando não se adota cobertura do pátio de compostagem.

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *