A compostagem é uma das alternativas mais viáveis para uma eficaz gestão de resíduos sólidos, sendo uma tecnologia vantajosa no tratamento, reciclagem e valorização de biomassas.
Este trabalho teve como objectivo avaliar a evolução da compostagem de Resíduos Verdes da Estação de Compostagem do Barlavento pertencente à ALGAR S.A., pela determinação dos parâmetros físicos, físico-químicos e químicos das amostras da biomassa em compostagem e dos compostos finais. Outro objectivo deste trabalho foi a avaliação da fitotoxicidade dos compostos através de ensaios de germinação e crescimento para a determinação dos respectivos índices, utilizando as seguintes espécies vegetais: Agrião (Lepidium sativum L.), Alface (Lactuca sativa L.) e Tomate (Lycopersicum esculentum L.).
Os resultados obtidos indicam que os parâmetros avaliados nas amostras sofreram algumas variações relacionadas com as oscilações das condições meteorológicas já que o processo de compostagem se realizou num parque ao ar livre. Os resultados relativos aos compostos finais estudados indicam que os mesmos apresentam estabilidade e maturação adequadas.
Check Also
Um ciclo virtuoso (e sustentável)
Com mais de 213 milhões de habitantes, o Brasil é um grande gerador de resíduos …
Web-Resol Tudo sobre Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos!