Considerações sobre os custos ambientais decorrentes do gerenciamente dos resíduos sólidos e dos efluentes industriais gerados no setor sucroalcooleiro: um estudo de caso

Theodoro, José Marcos Paula. Considerações sobre os Custos Ambientais Decorrentes do gerenciamento dos Resíduos Sólidos e dos Efluentes Industriais Gerados no Setor Sucroalcooleiro: Um Estudo de Caso. Araraquara, 2005. 130p. Dissertação (Mestrado) – Uniara – Centro Universitário de Araraquara.
Uma das áreas com relevância consagrada no limiar deste novo século é a das questões ambientais. A internalização dos custos inerentes à resolução dos problemas ambientais passa a ser encarada como algo decorrente da própria atividade empresarial. As organizações não podem mais desconsiderar os aspectos relacionados à preservação do meio ambiente e a variável ambiental torna-se um importante diferencial competitivo com a qual as empresas devem se preocupar. A pesquisa desenvolvida refere-se à análise dos custos envolvidos nas atividades relacionadas ao acondicionamento, tratamento, lançamento e disposição de resíduos sólidos e efluentes industriais gerados durante o processo de fabricação de açúcar e álcool. O trabalho estabelece e sugere a criação de indicadores da relação entre os custos ambientais de cada etapa de geração de resíduos sólidos e efluentes industriais e a quantidade de cana processada, possibilitando a adoção de políticas pelos gestores da área ambiental. Se não for benéfico do ponto de vista econômico ou financeiro a implantação de uma política de mensuração das atividades de geração dos resíduos e efluentes, combinada com uma alternativa de produção mais limpa, estes gastos continuarão sendo tratados como ocultos ou intangíveis, ou seja, continuarão sendo incorporados indevidamente ao custo dos produtos.

Check Also

Prefeitura apresenta projeto da PPP da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

SERÁ ENVIADO À CÂMARA MUNICIPAL UM PROJETO DE LEI (PL), DE AUTORIA DO PREFEITO ODELMO …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *