Curiosidades Resíduos

A reciclagem de plásticos produz materiais que podem substituir a madeira, contribuindo, assim, para diminuir a desflorestação.

Os processos de reciclagem são limpos, não originam resíduos perigosos e permitem, ainda, poupar energia.

70% dos resíduos plásticos, na Europa, vão para lixeiras ou aterros.

Os sacos de plástico vão muitas vezes parar aos oceanos, matando animais marinhos que neles ficam presos ou que os engolem.

O papel de jornal, o vidro, o alumínio, as latas de conserva, as garrafas de plástico, as embalagens de cartão de leite, as listas telefónicas e o cartão canelado, são todos materiais recicláveis.

A maior parte do vidro é feita de três ingredientes básicos: areia, carbonato de sódio e banho de cal.

O vidro produzido a partir de vidro reciclado, em vez de materiais virgens, reduz a correspondente poluição atmosférica em 20 % e a da água em 50%.

O vidro leva tanto tempo a decompor-se. A garrafa que deitar fora hoje pode estar ainda a sujar a paisagem no ano de 3000.

Todo o vidro que levar para a reciclagem é, de facto, usado para fazer vidro novo.

Reciclar vidro é também uma forma de poupar energia e evitar desperdícios: 192 quilos de desperdício por cada tonelada de vidro. Se usar 50% de vidro reciclado no mesmo processo, esse valor baixa quase 80%.

Vazar no lixo, uma lata de alumínio desperdiça tanta energia quanto o encher essa lata, a meia altura, com gasolina e despejá-la a seguir no aterro.

A reciclagem de uma lata exige, praticamente, a mesma energia que existe numa colher de sopa de gasolina.

É necessária uma quantidade incrível de electricidade para refinar o alumínio a partir do minério. É por esta razão que a maioria das fábricas de alumínio está localizada em sítios onde a electricidade é mais barata.

Cada garrafa de refrigerante reciclada poupa-se a energia suficiente ao funcionamento de um aparelho de televisão durante hora e meia.

Por cada lar que recicla o seu jornal diário, são cinco as árvores poupadas por ano.

A reciclagem salva árvores, poupa o solo e conserva o espaço nos aterros.

Bibliografia:

§ JAVNA, John – 30 Coisas simples que você pode fazer com energia para salvara a Terra – The Earth Works Group, Lisboa, Difusão Cultural, 4ª edição, 1990.

§ JAVNA, John – 50 Coisas simples que você pode fazer com energia para salvara a Terra – The Earth Works Group, Lisboa, Difusão Cultural, 4ª edição, 1989.

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://cm-lagoa.azoresdigital.pt/default.aspx?module=ArtigoDisplay&ID=79
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *