Curiosidades sobre o lixo

A questão da coleta do lixo envolve inúmeros componentes, dos quais o principal é o resíduo orgânico, que representa de 55% a 60% do lixo doméstico. Somos campeões mundiais de jogar comida fora! Além do desperdício, esse resíduo orgânico, quando misturado com os materiais recicláveis no lixo das residências, limita ou mesmo inviabiliza a reciclagem desses materiais. Lamentavelmente, parcela substancial do plástico pós-consumo se encontra nessa situação.

Para a fabricação de 1tn de papel com fibras virgens são necessários 800 Kg de celulose, que correspondem á 42 árvores. Comparando-se com um americano que usa em média 336 Kg de papel/ano, o brasileiro consome apenas 11% deste volume ou 36 Kg/ ano. Mesmo assim são necessárias 240 milhões de árvores para suprir o consumo nacional de papel.

Ar condicionado, quem diria, não faz bem para a saúde. Além de ressecar a pele, fazendo com que você envelheça precocemente, a água que se acumula em suas bandejas favorece o surgimento de microrganismos, que se espalham no ambiente, causando alergias e problemas respiratórios. E mais: boa parte destes equipamentos utiliza CFC – Clorofluorcarbono, um gás prejudicial à camada de ozônio. Caso o uso deste equipamento seja imprescindível, limpe periodicamente sua bandeja, para evitar prejuízos maiores!!!

Meia xícara de bórax diluída em quatro litros de água é a fórmula de um desinfetante que você pode fazer em casa.

A maior parte das canetas esferográficas é composta por plástico, tendo uma ponta de tungstênio, ou outro material. Não é recarregável e só é parcialmente reciclável. Use as que permitem a troca de carga ou adote a caneta tinteiro. Assim você reduz a quantia de lixo cujo destino final é sempre um problema. (Fonte: “Como Defender a Ecologia”)

A reciclagem de vidro reduz em 32% a economia consumida em relação à produção de igual quantidade de vidro novo. Para fazer uma tonelada de papel reciclado, consomem-se 60% da energia que seria gasta para fabricar papel novo. (Fonte: The Recyclers Handbook)

Perigo à vista! Em abril de 1997, um relatório realizado pela ONU – Organização das Nações Unidas, com o Instituto Ambiental de Estocolmo, previu que, se continuarmos consumindo água no ritmo atual, em 2025, dois terços da população mundial não terá acesso a este líquido vital. (Fonte: “Our Precious Planet”)

Você sabia que o Brasil tem 8% da água doce do mundo? Pois é, só que a distribuição é irregular: dez estados estão com níveis críticos de fornecimento!

Regar as plantas do jardim na hora mais quente do dia não é nada inteligente representa um desperdício de um precioso recurso natural, que é a água. É que esta é a hora de maior a evaporação. O melhor momento para regar é no início da manhã ou fim de tarde. (Fonte: “Como Defender a Ecologia”)

Enquanto nas florestas temperadas da França existem 50 espécies de árvores, já foram registradas na floresta Amazônica brasileira aproximadamente 2,5 mil espécies de árvores. Em apenas um hectare da floresta Amazônica já se encontraram 300 espécies vegetais diferentes

Os manguezais constituem os ecossistemas mais produtivos do Planeta, apesar da pouca diversidade de espécies vegetais. Situados na transição entre o meio terrestre e o marinho, eles formam um verdadeiro protoplasma, onde nascem peixes, camarões e muitos outros animais. É um ecossistema restrito aos países tropicais, sendo que no Brasil há mangues do Amapá, no norte, à foz do rio Aranguá, em Santa Catarina.

Você sabia que no Hemisfério Norte apenas 300 espécies de peixes nadam em suas águas, enquanto na Amazônia existem 3.000 diferentes espécies de peixes?

Você sabia que depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana? Sua extensão correspondia, originalmente, a mais de 25% do território nacional, mas grandes áreas vêm sendo destruídas, para darem lugar a culturas extensivas de grãos, o que em geral provoca erosão e desgaste do solo. A Mata Atlântica e o Cerrado foram são dois dos 25 “hotspots” do mundo, quer dizer, áreas mais ricas em biodiversidade e ao mesmo tempo mais ameaçadas no Planeta.

Um dos mais belos insetos, corre risco de extinção. No início da década de 1990, já 21 espécies de borboletas em situação de risco, e quatro consideradas provavelmente já extintas. Além delas, entre as libélulas já havia espécie virtualmente extinta e três ameaçadas!

O simples banho de chuveiro é o vilão numero 1 do desperdício de água nas residências domésticas. Numa família de 5 pessoas, onde cada um toma um banho de 15 minutos por dia, gastará por mês entre 7.000 e 14.000 litros de água. Reduzindo o tempo do banho para 5 minutos, o consumo cairá um terço desta quantidade.

Quem leva cinco minutos para fazer a barba e deixa a torneira aberta o tempo todo, gastará entre 12 e 30 litros de água. O consumo pode cair para bem menos da metade, com a simples medida de fechar a torneira enquanto não estiver usando a água.

Quando for podar a grama no período de estiagem, não remova a grama cortada. Ela protege o solo, conserva sua umidade e o fertiliza. Para combater as pragas, evite os agrotóxicos. Eles se infiltram no solo, contaminando os veios de água subterrânea com substâncias venenosas.

Cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados. Estas taxas só acontecem em sociedades que ainda não colocam em prática ações eficazes para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.

Podemos reutilizar diversos produtos antes de descartar, usando-os para a mesma função original ou criando novas formas de utilização, como trabalhos artísticos com sucata ou em utensílios. E separar o lixo – resíduos sólidos – conforme sua classificação química e devidamente limpa. O resíduo úmido – que são os restos orgânicos – domiciliar é responsável por 50% da quantidade total do lixo municipal que é encaminhado para a Usina e poderia ser separado para uma compostagem. Não podemos esquecer das pilhas e lâmpadas, que não podem ser quebradas por conterem em seu interior substâncias radioativas; e o lixo hospitalar usado também em domicílio (como agulhas, gazes, algodão contaminado e frascos de remédios) que deverá ser ensacado e enviado à farmácia mais próxima onde haverá uma coleta especializada, excluindo-se assim os riscos de contaminação aos profissionais da coleta ou da Usina de reciclagem.

Fonte: http://www.semads.rj.gov.br
© Todos Direitos Reservados

Ano da Publicação: 2009
Fonte: http://www.abrali.com/016meio_ambiente/curiosidades_sobre_o_lixo.htm
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Isopor, é possível reciclar

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE ISOPOR — 14 JAN, 2015 Maioria dos brasileiros não sabe …