Dados estatísticos sobre geração de Entulhos de Obras

De maneira geral a massa de resíduos de construção gerada nas cidades é igual ou maior que a massa de resíduo domiciliar. Estima-se que em cidades brasileiras de médio e grande porte a massa de resíduos gerados varia entre 41% a 70% da massa total de resíduos sólidos urbanos. As estimativas internacionais variam entre 130 e 300 kg/hab. ano, no Brasil a média é de 510 kg/hab.ano, coerente com as estimativas estrangeiras.



Estima-se que a construção civil seja responsável por até metade dos uso de recursos naturais em nossa sociedade, dependendo da tecnologia utilizada. Sabe-se também que o setor da construção é o maior consumidor individual de recursos naturais e um dos maiores geradores de poluição, além disso na construção de um edifício, o transporte e a fabricação dos materiais representam aproximadamente 80% da energia total gasta.



No Brasil, o problema tem-se limitado aos grandes núcleos urbanos onde a grande geração de entulho vem encontrando problemas crescentes de disposição em aterros sanitários. Um exemplo do grande volume são os dados da cidade de São Paulo de 1996, que citam um geração ao redor de 4000 t/dia de entulho, sendo destes 2400t/dia de material limpo (concreto ou pavimento asfáltico puro) e o restante de outros materiais que são misturados ao entulho.



A construção civil é atualmente o grande reciclador de resíduos provenientes de outras indústrias. A escória granulada de alto forno e cinzas são matéria prima comum nas construções

Ano da Publicação: 2005
Fonte: www.arq.ufsc.br
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *