"Ecobags" são uma ameaça à saúde, diz estudo americano

As sacolas reutilizáveis que viraram item obrigatório para qualquer consumidor consciente podem ser foco de contaminação por bactérias como E. coli, de acordo com pesquisa feita nos EUA.

Os cientistas analisaram 84 sacolas de consumidores em Tucson, Los Angeles e San Francisco.

"Os resultados sugerem uma ameaça séria à saúde pública, especialmente por bactérias coliformes como a E. coli, detectadas em metade das sacolas analisadas", disse Charles Gerba, professor da Universidade do Arizona e coautor do estudo, em nota divulgada pela instituição.

"Os consumidores não estão a par dos riscos e da necessidade de higienizar as sacolas toda semana".

De acordo com o estudo, 97% das pessoas nunca haviam lavado as sacolas. Uma limpeza bem feita poderia matar quase todas as bactérias, segundo Gerba.

No Brasil, os supermercados têm estimulado o uso das ecobags. O Carrefour anunciou em março que vai deixar de entregar as sacolas plásticas em até quatro anos. Em muitos países, consumidores já são obrigados a pagar pelas sacolinhas plásticas.

O estudo americano afirma que um aumento súbito no uso de ecobags sem uma campanha de educação que explique como evitar a contaminação cruzada pode trazer riscos para a saúde pública.

Os pesquisadores ressaltam que o objetivo do estudo não é discutir a validade das sacolas reutilizáveis, e sim informar consumidores e legisladores sobre como usá-las de maneira segura.

Fonte: Folha de S.Paulo

Ano da Publicação: 0
Fonte: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/01008/0100810ecobags.htm
Link/URL: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/01008/0100810ecobags.htm
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *