Educação ambiental aplicada aos resíduos sólidos na cidade de Olinda, Pernambuco – um estudo de caso

A educação ambiental é o principal instrumento de transformação, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao meio ambiente, gerando comprometimento e responsabilidade da população nas ações de saneamento e saúde. Tem sido utilizada como instrumento para resolver os problemas associados aos resíduos sólidos, desde a
geração, coleta, transporte até a disposição no destino final. Foi implementado um Centro de Educação Ambiental em Bonsucesso, Olinda – PE, cuja finalidade é desenvolver atividades de educação ambiental voltadas para a problemática dos resíduos
sólidos nesse Município. Em 2004, o Centro Educacional do Bonsucesso recebeu 120 visitantes entre alunos, professores
e participantes de instituições. A quantidade de resíduos sólidos recebidos na composteira e gerados pela comunidade do
Rosário, que tem aproximadamente 1500 habitantes, foi de 500 kg por dia. Esse material foi encaminhado para o Centro de
Educação Ambiental; 60 % dos resíduos foram compostados; 15 %, tratados como rejeito, seguindo para o aterro, e finalmente, 25 % reciclados. Utilizando-se como exemplo o Centro Educacional do Bonsucesso, pretende-se, neste trabalho, ressaltar
a problemática dos resíduos sólidos e a degradação da natureza, enfatizando a importância da reciclagem de resíduos, através
da coleta seletiva, mostrando seus benefícios ao meio ambiente e à comunidade.

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