EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO LIXO DOMÉSTICO E CONSEQUENTES PRAGAS URBANAS

Em detrimento de toda tecnologia desenvolvida, a sociedade amplia desordenadamente a área de expansão urbana, reduzindo a biodiversidade ao interagir em condições essenciais de água, alimento e abrigo para sobrevivência da fauna em seu habitat natural, gerando uma situação de sinantropia, denominando-se pragas urbanas, que se desenvolvem através do lixo doméstico. O crescimento acelerado das metrópoles fez com que áreas disponíveis para alocar o lixo se tornassem escassas, dando-lhe fins inadequados, e desta forma, aumentando a poluição do solo, das águas e conseqüente aparecimento das pragas urbanas. Neste contexto, a educação ambiental se insere nas respostas aos problemas gerados pelo acúmulo de lixo doméstico, iniciando um processo de sensibilização, mudança de atitude e participação da população dentro de uma abordagem interdisciplinar, através de discussões em salas de aula, debatendo os problemas conflitantes ao invés de ignorá-los. O objetivo deste trabalho foi promover práticas interdisciplinares, a respeito da reciclagem do lixo doméstico e as pragas urbanas, em conseqüência do acúmulo de lixo, como instrumento educacional no desenvolvimento da percepção do educando através da interação fauna-homem, envolvendo as experiências pessoais dos alunos, construindo com os conhecimentos no processo ensino-aprendizagem.

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