Este trabalho relata o envolvimento dos atores sociais
(professores, alunos e moradores) de uma localidade rural do Estado de Minas Gerais no desenvolvimento de um modelo de gestão participativa do lixo. Trata-se de uma experiência de educação
e gestão ambiental que inclui: (a) levantamento das representações
e do imaginário sobre o lixo; (b) pesquisa sobre o lixo da localidade
e (c) elaboração participativa de um modelo de gestão do lixo. Podese situar os resultados da educação e gestão ambiental em três ní-
veis: em primeiro lugar, das modificações físicas ligadas à limpeza
da cidade; em segundo, da construção de um novo referencial de
relação dos professores e alunos com o conhecimento e, em terceiro, da mudança de postura com relação aos ambientes. Por meio
de depoimentos dos professores, relatos, desenhos, mapas cognitivos dos alunos e observações das modificações físicas ligadas à
limpeza da localidade, constata-se que o modelo de educação
ambiental, ao articular simultaneamente instrumentos analíticos, que
envolvem pesquisa e conhecimento da problemática estudada e produtores de subjetividade, cuja ênfase situa-se na relação com o
ambiente nos planos figurativo e simbólico, pode favorecer aos indivíduos a criação de espaços de autonomia que lhes permitem agir
como sujeitos em seus ambientes.
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