Embalagens metalizadas são 100% recicláveis

De acordo com informação do Cetea-Ital, as embalagens metalizadas, assim como as transparentes do produto devem levar o símbolo de reciclável e ser coletadas juntamente com os plásticos. O índice de reciclagem dos filmes metalizados é baixo por falta de informação.

As embalagens plásticas metalizadas, de biscoitos, salgadinhos e outros produtos, são 100% recicláveis. Laudo do Centro de Tecnologia de Embalagem e Instituto de Tecnologia de Embalagens para Alimentos (Cetea-Ital) mostra que, uma vez que a espessura da camada de alumínio presente na embalagem de BOPP metalizado é cerca de 1000 vezes menor que a espessura do filme de BOPP, não há problemas em sua reciclabilidade. Assim, as embalagens metalizadas, assim como as transparentes do produto devem levar o símbolo de reciclável e ser coletadas juntamente com os plásticos.

O Cetea-Ital avaliou os dados da reciclagem mecânica dos plásticos no Brasil e atestou que os filmes metalizados não são mais reciclados por falta de informação. “No processo pós-industrial, quando há rebarbas e sobras de filmes que ainda não foram para o mercado, a reciclagem é maior. Porém, no pós-consumo, ainda falta a coleta seletiva do produto, o que faz com que ele quase não seja reciclado atualmente”, afirma a gerente de Embalagens Plásticas e Meio Ambiente do Cetea-Ital, Eloisa Garcia.

Ano da Publicação: 2014
Fonte: SETOR RECICLAGEM
Link/URL: http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-plastico/embalagens-metalizadas-sao-100-reciclaveis#.UyX4NPldXE0
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Para onde vai o lixo que produzimos?

O Brasil perde bilhões de reais por ano ao não reciclar seu lixo Após evitar …