ESTAÇÃO ECOLÓGICA

áreas representativas de ecossistemas destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de ecologia, à produção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista. Nas áreas circundadas às estações ecológicas, num raio de 10 quilômetros, qualquer atividade que possa afetar a biota ficará subordinada às normas editadas pelo CONAMA. Têm o objetivo de proteger amostras dos principais ecossistemas, equipando ests unidades com infra-estrutura que permita às instituições de pesquisas fazer estudos comparativos ecológicos entre áreas protegidas e aquelas que sofreram alteração antrópica.

características idênticas às reservas biológicas mas permitindo alterações antrópicas com finalidade de pesquisa ou outras atividades, em até 10% da sua área, desde que não coloque em perigo a sobrevivência das espécies ali existentes. (ii) áreas representativas de ecossistemas brasileiros, destinados à realização de pesquisas básicas e aplicadas a Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista. Noventa por cento ou mais da área de cada estação ecológica será destinada, em caráter permanente, definida por ato do Poder Executivo à preservação da biota e na área restante pode-se desenvolver ações antrópicas de caracter científico, desde que não coloque em perigo a sobrevivência das espécies ali existentes

Check Also

XVII Internacional BENCHMARKING – Resíduos Sólidos – Portugal

Ao completar dezessete edições realizadas na última década, a iniciativa de aproximação bilateral Benchmarking Internacional …