Faça a sua parte – reciclagem

A partir da coleta seletiva, é iniciado o processo de reciclagem, que é a transformação do material coletado em nova matéria-prima ou até mesmo a confecção de um novo produto. O principal objetivo é reduzir o desgaste da Natureza, tanto em termos de extração de matéria-prima, quanto em termos da economia de energia (elétrica combustível). Além de diminuir a quantidade de lixo, a reciclagem também é uma atividade econômica rentável, que gera trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis.

Normalmente, os materiais reciclados são o vidro, o plástico, papel e papelão e metais. Veja abaixo uma lista de materiais recicláveis:

Papel – Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos, fotocópias, folhetos, impressos em geral, tetra Pak.

Atenção: estes materiais devem estar secos, limpos – não conter gordura ou restos de comida -, de preferência não amassados. Da mesma forma, para otimizar o espaço de armazenamento, as caixas de papelão devem estar desmontadas.

Metal – Latas de alumínio; latas de aço: óleo, sardinha, molho de tomate, ferragens, canos, esquadrias, arame.

Atenção: estes materiais devem estar limpos e, se possível, amassados, diminuindo seu volume.

Plástico – Tampas; potes de alimentos, garrafas PET, garrafas de água mineral, recipientes de Limpeza, higiene, PVC, sacos plásticos, brinquedos, baldes.

Atenção: os potes e frascos devem estar limpos e sem resíduos. Isso evita que animais transmissores de doenças se acumulem próximo ao local de armazenamento.

Vidro – Potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molho, frascos de vidro.

Atenção: os vidros devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Em caso de estarem quebrados, devem ser embalados em papel grosso, como jornal ou craft.

O que não é Reciclável:

Na lista abaixo há materiais que em certas regiões têm compradores, podendo ser considerados, portanto, recicláveis.

Papel – Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, metalizados, parafinados, plastificados, papel de fax.

Metal – Clipes, grampos, esponja de aço, latas de tinta ou veneno, latas de combustível, pilhas, baterias.

Plástico – Cabos de panela, tomadas, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.

Vidros – Planos, espelhos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, cristal, Ampolas de medicamentos

(Com informações do site: http://www.lixo.com.br)

Curiosidades sobre a reciclagem:

– Cada tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores do corte, consome 71% menos energia elétrica e representa uma poluição 74% menos do que na mesma quantidade;

– A reciclagem de 18.679 toneladas de papel preserva 637 mil árvores;

– Uma lata pode resistir cem anos à ação do tempo. Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia do que fabricar a mesma quantidade;

– Uma tonelada de alumínio usado reciclado representa cinco de minério extraído poupado. A reciclagem de 6.405 toneladas de metal preserva 987 toneladas de carvão;

– Para cada garrafa de vidro reciclada é economizada energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de 100 Watts durante quatro horas;

O que o Brasil recicla:

– 1,5% dos resíduos orgânicos domésticos gerados são reciclados por meio da compostagem.

– 22% do óleo lubrificante

– 40% da resina plástica PET (polietileno tereftalato)

– 45% das embalagens de vidro

– 77,3% do volume total do papelão ondulado

– 89% das latas de alumínio

– 35% do papel

(fonte: http://www.cempre.org.br/)

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://www.meulixo.rj.gov.br/conteudo/reciclagem.asp
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Lixo é no lixo

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO — 7 MAI, 2015 Lixo é no lixo, …