A partir da coleta seletiva, é iniciado o processo de reciclagem, que é a transformação do material coletado em nova matéria-prima ou até mesmo a confecção de um novo produto. O principal objetivo é reduzir o desgaste da Natureza, tanto em termos de extração de matéria-prima, quanto em termos da economia de energia (elétrica combustível). Além de diminuir a quantidade de lixo, a reciclagem também é uma atividade econômica rentável, que gera trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis.
Normalmente, os materiais reciclados são o vidro, o plástico, papel e papelão e metais. Veja abaixo uma lista de materiais recicláveis:
Papel – Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos, fotocópias, folhetos, impressos em geral, tetra Pak.
Atenção: estes materiais devem estar secos, limpos não conter gordura ou restos de comida -, de preferência não amassados. Da mesma forma, para otimizar o espaço de armazenamento, as caixas de papelão devem estar desmontadas.
Metal – Latas de alumínio; latas de aço: óleo, sardinha, molho de tomate, ferragens, canos, esquadrias, arame.
Atenção: estes materiais devem estar limpos e, se possível, amassados, diminuindo seu volume.
Plástico Tampas; potes de alimentos, garrafas PET, garrafas de água mineral, recipientes de Limpeza, higiene, PVC, sacos plásticos, brinquedos, baldes.
Atenção: os potes e frascos devem estar limpos e sem resíduos. Isso evita que animais transmissores de doenças se acumulem próximo ao local de armazenamento.
Vidro – Potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molho, frascos de vidro.
Atenção: os vidros devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Em caso de estarem quebrados, devem ser embalados em papel grosso, como jornal ou craft.
O que não é Reciclável:
Na lista abaixo há materiais que em certas regiões têm compradores, podendo ser considerados, portanto, recicláveis.
Papel – Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis engordurados, metalizados, parafinados, plastificados, papel de fax.
Metal Clipes, grampos, esponja de aço, latas de tinta ou veneno, latas de combustível, pilhas, baterias.
Plástico – Cabos de panela, tomadas, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Vidros Planos, espelhos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, cristal, Ampolas de medicamentos
(Com informações do site: http://www.lixo.com.br)
Curiosidades sobre a reciclagem:
– Cada tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores do corte, consome 71% menos energia elétrica e representa uma poluição 74% menos do que na mesma quantidade;
– A reciclagem de 18.679 toneladas de papel preserva 637 mil árvores;
– Uma lata pode resistir cem anos à ação do tempo. Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia do que fabricar a mesma quantidade;
– Uma tonelada de alumínio usado reciclado representa cinco de minério extraído poupado. A reciclagem de 6.405 toneladas de metal preserva 987 toneladas de carvão;
– Para cada garrafa de vidro reciclada é economizada energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de 100 Watts durante quatro horas;
O que o Brasil recicla:
– 1,5% dos resíduos orgânicos domésticos gerados são reciclados por meio da compostagem.
– 22% do óleo lubrificante
– 40% da resina plástica PET (polietileno tereftalato)
– 45% das embalagens de vidro
– 77,3% do volume total do papelão ondulado
– 89% das latas de alumínio
– 35% do papel
(fonte: http://www.cempre.org.br/)
Ano da Publicação: | 2010 |
Fonte: | http://www.meulixo.rj.gov.br/conteudo/reciclagem.asp |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |