Se os habitantes de Florianópolis produzem em média 1,2 kg de lixo por dia, a quantidade – que supera em 200g a média mundial – ganha proporções ainda maiores com a proximidade das festas de fim de ano. Só no Natal, o consumo e a geração de resíduos aumentam em até quatro vezes, de acordo com a especialista Ivone Silva, professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), citada em matéria da Revista Época.
Espaço Recicle – Em Florianópolis, o Espaço Recicle pode ser um grande aliado para quem quer fazer um Natal Lixo Zero. Criado e administrado pela empresa de consultoria em gestão de resíduos Novociclo Ambiental, recebe materiais recicláveis e reutilizáveis, e depois os encaminha para entidades e indústrias que os reaproveitam no processo de produção. Uma boa alternativa para encaminhar o grande volume de caixas e embrulhos de presentes que sobram após o Natal.
Instalado no Parque de Coqueiros desde março, o Espaço Recicle atua recolhendo mensalmente 15 toneladas de material, evitando que outros problemas relacionados ao lixo aumentem ainda mais. Atualmente conta com a participação de 6 mil pessoas, a maioria moradores da região de Coqueiros.
O programa Lixo Zero – O conceito Lixo Zero tem três premissas principais para que a geração de lixo seja cada vez menor: reduzir, reutilizar e reciclar. Desenvolvido pela Novociclo, o programa Lixo Zero consiste em conscientizar as pessoas a reaproveitarem os resíduos, reduzindo o lixo (aquele que não serve pra nada e é encaminhado para os aterros) a quase zero.
De acordo com a metodologia da Novoviclo, os resíduos devem ser previamente separados e limpos pela população. A empresa se responsabiliza pelo encaminhamento dos materiais às usinas e fábricas que vão reutilizar este material ou, no caso de materiais não-reaproveitáveis, eles são enviados a indústrias que providenciam o descarte correto, evitando a poluição do meio ambiente.
Veja a seguir o que é possível fazer para consumir com maior consciência ambiental e começar a ter uma vida mais sustentável neste fim de ano.
Propostas para este fim de ano:
Nas compras
– Ao comprar, preferir artigos sustentáveis e com o menor número de embalagens.
– Dar preferência às marcas e lojas que estão se esforçando para reduzir as
emissões de carbono e que está preocupado com as questões ambientais.
– Rejeitar as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos. Levar sua própria ecobag quando for às compras de Natal, feira ou supermercado. O plástico representa a maioria do lixo nos oceanos e causa a morte de 100mil mamíferos marinhos a cada ano.
– Vai trocar de computador? Prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.
– Comprar localmente. Evitando o deslocamento ao ir às compras ou comprando de um produtor local, você evita a emissão de gás carbônico na atmosfera, causada pelos meios de transportes convencionais.
Na organização
– Ao organizar uma festa, evitar o uso de pratos, talheres e copos descartáveis. Sujos, eles não são reaproveitados totalmente. Além de mais barato, utilizar louça convencional é bem mais sustentável.
– Evitar o uso de balões e outros enfeites descartáveis. Procure decorar o ambiente com artigos como travessas, vasos, flores, folhas e tecidos.
No descarte
– Descartar corretamente as embalagens vazias, limpando-as e separando-as por tipo de resíduo. Papelão, plástico, alumínio… cada um tem seu lugar.
– Ao descartar o computador antigo, encaminhá-lo à Novociclo ou outra entidade que dê um bom destino. Mesmo que ele não funcione, as peças podem ser úteis. O material tecnológico coletado pela Novociclo é encaminhado ao Comitê para Democratização da Informática (CDI), que recupera computadores que depois podem ser utilizados pela população.
– Não jogar celular antigo no lixo comum. Ele contém substâncias tóxicas. Encaminhá-los ao fabricante ou entidades que os encaminhe é a providência mais adequada.
Sempre
– Ficar atento ao consumo em excesso. Antes de comprar, pense se você realmente necessita daquele item.
– Dê boas recordações em vez de objetos. Experiências como um jantar, uma massagem, um passeio, ingressos para cinema ou museu podem ser mais memoráveis do que um objeto de valor.
– Divulgar o conceito Lixo Zero para parentes e amigos. Atuar como educador ambiental é ajudar a reduzir o impacto ambiental sobre o planeta e garantir uma vida melhor em sociedade.
Ano da Publicação: | 2011 |
Fonte: | http://novociclo.com.br/blog/festas-lixo-zero-como-ter-comemoracoes-de-fim-de-ano-mais-sustentaveis/ |
Link/URL: | http://novociclo.com.br/blog/festas-lixo-zero-como-ter-comemoracoes-de-fim-de-ano-mais-sustentaveis/ |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |