Garrafa reutilizável conta quanto lixo plástico deixou de ser gerado

Quer saber a quantidade de lixo que você deixa de gerar ao optar por beber água em uma garrafa reutilizável, ao invés de uma de plástico descartável? Ou, ainda, descobrir a quantidade de recursos naturais que você ajuda a poupar ao adotar essa postura? Idealizada pelo designer norte-americano Ferd van Engelen, a 999Bottles tem as respostas para todas essas perguntas.

Feita com aço inoxidável, a garrafa reutilizável possui três anéis numéricos que permitem que o usuário contabilize quantas vezes ao dia ele enche de água sua 999Bottles – e, consequentemente, a quantidade de garrafas plásticas que deixa de consumir. O nome do objeto não é à toa: por possuir três anéis numéricos, a garrafa só permite contar até 999. Depois, a contagem volta para o zero.

Depois, para descobrir os ganhos ambientais que o número de garrafas plásticas economizadas representa, basta baixar o aplicativo para iPhone999Bottles. O app informa a quantidade de petróleo que o usuário da garrafa reutilizável ajudou a economizar e, também, a quantidade de lixo poupado. O aplicativo ainda faz comparações. Por exemplo: encher a 999Bottle 1.603 vezes significa deixar de produzir uma quantidade de resíduos que, empilhados, teriam uma altura equivalente à da Torre Eiffel.

Por enquanto, a 999Bottles ainda não está disponível no mercado. Para que a nova garrafa reutilizável seja vendida ao consumidor, o designer Ferd van Engelen precisa de capital, que ele quer conseguir por meio de crowdfunding – oufinanciamento coletivo. O produto está anunciado no Kickstarter e van Engelen tem até 22/06 para angariar $99,999.

Ano da Publicação: 2012
Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/garrafa-reutilizavel-registra-quantas-garrafas-plasticas-foram-poupadas-noticias
Link/URL: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/garrafa-reutilizavel-registra-quantas-garrafas-plasticas-foram-poupadas-noticias
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Lixo é no lixo

BY RICARDO RICCHINIIN RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO — 7 MAI, 2015 Lixo é no lixo, …