Iniciativa sustentável para descartar lixo faz diferença à qualidade de vida

Por Maurício Cohab – Diretor da Trisoft

Imagine que um rio poluído é consequência de um papel de bala descartado no chão. Imaginou? Essa é uma realidade de longo prazo nas grandes cidades do Brasil e que afeta negativamente a saúde da população. Uma pessoa que gera em torno de 2 a 3 kilos de lixo por dia muitas vezes não se importa com o descarte de cada pedacinho dos seus resíduos e materiais utilizados.

É comum a prática ilegal de descarte de lixo em diversos pontos da cidade, são toneladas de lixo jogados pelas ruas que variam desde um papel de bala à terrenos abandonados que acabam sendo usados como aterros para entulhos de garrafas de vidro, sofás e objetos em geral.

As desculpas para a sujeira nas praças e terrenos são as mesmas: os custos de caçambas para coleta de lixos de grande porte são altos e pessoas de renda mínima não têm condições financeiras para pagar esse tipo de serviço. Engana-se quem pensa dessa maneira. Atualmente, pontos de coletas, caminhões de lixo à serviço da prefeitura e geralmente serviços comunitários são responsáveis pela coleta consciente dos lixos residenciais, entulhos, restos de feiras, etc.

Cada cidade investe em suas coletas de lixos de uma maneira. Por exemplo, na grande São Paulo as coletas variam por dias e horários. As coletas domiciliar e seletiva acontecem pela LOGA (Logística Ambiental, mais informações pelo 0800-770 1111), que atende as zonas Oeste, Norte, Centro e parte da Leste. A ECOURBIS (Concessionária Ambiental S.A que investe e trabalha em obras estruturadas, adotando medidas preventivas e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Mais informações pelo 0800-772 7979) atende as zonas Sul e parte da Leste. A prefeitura de São Paulo disponibiliza mais detalhes através do site: www.prefeitura.sp.gov.br ou pela Central de Atendimento 156.

Para manter-se bem informado sobre o processo de descarte de resíduos, as pessoas podem procurar os serviços disponíveis em sua localidade, através da prefeitura, contatos por telefone e via internet, e principalmente para dar exemplo a uma iniciativa sustentável em favor a uma sociedade mais limpa.

Ano da Publicação: 2012
Fonte: Rumo Sustentável
Link/URL: http://www.rumosustentavel.com.br/iniciativa-sustentavel-para-descartar-lixo-faz-diferenca-a-qualidade-de-vida/
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *