Japão – Antiga loja de departamentos oferece reciclagem de roupa masculina

Japão – Antiga loja de departamentos oferece reciclagem de roupa masculina



A japonesa Takashimaya Co., uma das lojas de departamentos consagradas pelo tempo no Japão, expandiu sua campanha de reciclagem de roupas masculinas para três lojas na região de Kansai, inclusive em Osaka e Kioto, em junho de 2004.



Japan for Sustainability [Japão pela Sustentabilidade] relata que esta foi a primeira tentativa das lojas de departamentos desta região de coletarem e reciclarem roupas masculinas usadas dos clientes. A campanha de duas semanas foi um grande sucesso. Por exemplo, a loja de Osaka recebeu mais de 10.000 peças de roupa, ultrapassando muito suas expectativas iniciais, de 5.000. Na campanha, a Takashimaya aceitava roupas masculinas usadas sem qualquer cobrança por parte dos clientes, independentemente de onde eles haviam comprado a roupa.



A loja depois enviou o que foi coletado para recicladores de fibras para classificação e corte. Depois, empresas de especialidades transformaram o tecido em materiais para interiores de automóveis (estofamento), isolamento e assim por diante. Todas as despesas de coleta e transporte foram pagas pela loja. O baixo índice de reciclagem de roupas tornou-se um problema no Japão, e o índice atual de apenas 12 por cento é muito baixo comparado com 33 por cento nos Estados Unidos e 26 por cento na Alemanha. Em colaboração à Takashimaya, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria implementou uma experiência de reciclagem de roupas em Setembro de 2002.



A experiência de 18 dias, na loja Takashimaya de Nihonbashi, em Tóquio superou as expectativas, coletando 621 itens de 150 clientes. Em resposta aos comentários dos consumidores, como “É horrível jogar fora roupas usadas como se fossem lixo,” ou “Nós estávamos esperando por algo assim,” Takashimaya tornou-se a primeira loja de departamentos do Japão a oferecer um serviço de reciclagem de roupas masculinas em 2003. Inicialmente, a empresa lançou o serviço em suas lojas da região metropolitana de Tóquio, e depois, expandiu este serviço para Kansai durante o Mês do Meio-Ambiente, em junho de 2004.

Ano da Publicação: 4
Fonte: WARMER BULLETIN ENEWS #27-2004
Autor: Kit Strange - Editor, Warmer Bulletin
Email do Autor: bulletin@residua.com

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