Japão – fabricantes de motocicletas lançam sistema de reciclagem voluntária

Japão – fabricantes de motocicletas lançam sistema de reciclagem voluntária



Quatro fabricantes japoneses de motocicletas (Honda Motor Co., Yamaha Motor Co., Suzuki Motor Co. e Kawasaki Motors Co.) e vários importadores importantes (incluindo a BMW Japan Corp. e a Triumph Japan KK) lançaram um sistema de reciclagem voluntária no Japão em 1o de outubro de 2004.



Japan for Sustainability [Japão pela Sustentabilidade] informa que, de acordo com este sistema, uma taxa de reciclagem será acrescentada ao preço de varejo e um logotipo de reciclagem será afixado em cada motocicleta nova. No momento do descarte final, as motocicletas que possuem o adesivo serão recicladas gratuitamente, enquanto que aquelas que não contêm o adesivo, exigirão o pagamento de uma taxa. Cada fabricante deve estabelecer e anunciar sua própria taxa de reciclagem, e os quatro fabricantes motocicletas do Japão a estabeleceram em 4.120 ienes (cerca de US$38) incluindo imposto, independentemente da cilindrada do motor. Ao descartar uma motocicleta, o proprietário deverá ou levá-la a um dos 190 locais designados em todo o mundo ou pagar uma taxa de transporte para levarem-na até um local designado por uma das 15.000 oficinas que lidam com motocicletas descartadas.



Um total de 14 instalações de reciclagem para descarte final serão estabelecidas em todo o país. A utilização conjunta dos centros de reciclagem e da rede de gerenciamento de informações com o sistema de reciclagem de eletrodomésticos do Japão, permitiu aos fabricantes de motocicletas estabelecerem seu sistema de reciclagem rapidamente e o colocarem em operação a um baixo custo. A Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos do Japão entrou em vigor em 2001, e será acompanhada em 2005 pela Lei de Reciclagem Automotiva, que exige a reciclagem de veículos de quatro rodas. O governo decidiu não tornar obrigatória a reciclagem de motocicletas por diversas razões, inclusive pelo fato de que suas peças não contêm clorofluorcabonos (CFCs). Entretanto, os fabricantes decidiram tomar uma medida voluntária e dar início a este novo sistema de reciclagem para resolver a questão do descarte ilegal de motocicletas, que se tornou um problema no Japão.

Ano da Publicação: 4
Fonte: WARMER BULLETIN ENEWS #27-2004
Autor: Kit Strange - Editor, Warmer Bulletin
Email do Autor: bulletin@residua.com

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *