Lançado esquema BRITÂNICO de retorno do telefone celular



A montanha anual de 15 milhões de telefones celulares descartados, porque seus usuários compram modelos mais novos, está sendo trabalhada com um novo esquema de reciclagem. Os clientes serão incentivados por varejistas e por fornecedores de serviço a retornarem seus telefones velhos sob um programa chamado Fonebak, lançado em 24 de setembro. A BBC relata que esta é a primeira colaboração entre operadoras das redes de telefonia celular e varejistas que tem o apoio do governo. O esquema chega dois anos antes da legislação, através da qual os fabricantes deverão se responsabilizar pela reciclagem de todos os celulares.


A Shields Enviromental irá reciclar os aparelhos e dizer a cada companhia telefônica o que foi feito dos aparelhos antigos. Alguns serão vendidos aos países em desenvolvimento e outros serão destruídos. Os metais e os plásticos tóxicos serão destituídos com segurança. O níquel será reaproveitado em panelas , baterias ou ferros, e o cobre das placas de circuito será usado para encanamento. Os plásticos serão granulados e convertidos em cones de tráfego. Atualmente, somente 10% dos bens elétricos são reciclados na União Européia. Aproximadamente 45 milhões de pessoas no Reino Unido possuem telefones celulares.


No ano passado uma companhia com sede na Escócia iniciou um esquema para coletar celulares antigos no país. A Eurosource, em Falkirk, planejou vender os aparelhos aos países africanos com sistema de telecomunicação terrestre precário. E separadamente , a instituição de caridade Oxfam começou um apelo para que os celulares antigos levantassem dinheiro para causas de caridade.





Para maiores informações , visite este site

Ano da Publicação: 2002
Fonte: Warmer Bulletin Enews #34-2002
Autor: Kit Strange - Editor, Warmer Bulletin
Email do Autor: kit@residua.com

Check Also

Para onde vai o lixo que produzimos?

O Brasil perde bilhões de reais por ano ao não reciclar seu lixo Após evitar …