Na hora de comprar um novo monitor, muita gente ainda tem dúvidas se escolhe um Monitor LED ou um Monitor LCD. Com o avanço da tecnologia, realmente às vezes fica bem complicado saber em qual produto investir.
Para isso, resolvemos dar uma mãozinha e explicar de maneira bem fácil e rápida as diferenças entre Monitor LED e Monitor LCD. Não vamos entrar muito em detalhes técnicos: o post é destinado para aquelas pessoas que precisam saber as diferenças básicas entre os monitores para poder escolher com mais tranquilidade qual produto comprar.
Monitor LCD
Os Monitores LCD são hoje os mais comprados no mundo da informática. Eles são os substitutos oficiais dos antigos Monitores CRT (aqueles grandões).
As grandes vantagens que os Monitores LCD trouxeram para os usuários de computador são: o baixo consumo de energia; as dimensões reduzidas; a não-emissão de radiações nocivas; e a capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão.
Os Monitores LCD funcionam a partir de um material de cristal líquido, que nos oferece imagens mais translúcidas ou opacas dependendo da corrente elétrica. Com isso, é possível colocar um Monitor LCD em ambientes muito iluminados sem ter nenhum reflexo na imagem.
A maior desvantagem é que dos Monitores LCD é que se o cristal líquido da tela for danificado e exposto ao ar, pode emitir compostos tóxicos o que pode ser um problema para o meio-ambiente.
Monitor LED
Os Monitores LED, por sua vez, são a evolução dos Monitores LCD! Por serem feitos com diodos em emissores de luz (LEDs), são muito mais brilhantes, possuem um contraste muito maior e cores mais vibrantes do que os Monitores LCD. Além disso, os Monitores LED são mais finos do que os outros.
Uma característica importante do Monitores LED é que a intensidade da luz nunca muda, tem sempre a mesma luminosidade, e não perde brilho nem transforma as cores caso o ambiente tiver com a luz apagada, por exemplo.
Outra vantagem dos Monitores LED é que eles são ecologicamente corretos. Eles não usam as lâmpadas mais comuns e nem utilizam mercúrio. Além disso, as peças dos Monitores LED não são fixadas com chumbo, de modo que a reciclagem dos Monitores LED é feita sem impacto para o meio ambiente.
E a melhor característica dos Monitores LED é que gastam menos energia! O consumo de energia de Monitores LED é até 40% menor do que Monitores LCD!
Ano da Publicação: | 2012 |
Fonte: | Blog do Computador |
Link/URL: | http://www.blogdocomputador.com.br/lcd-ou-led/ |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |