Lixo – Algumas Curiosidades

A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.
Você sabia que:
Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 16 a 30 árvores, em média.
O plástico mata mais de um milhão de aves e milhares de mamíferos marinhos a cada ano, porque é ingerido, por engano, pelos animais.
A quantidade despejada no solo, a cada três semanas, pela troca de óleo dos carros, é cerca de 41 milhões de litros.
O papel pode ser reciclado somente três vezes, porque as fibras se tornam mais curtas e mais fracas a cada vez que o papel é reciclado.
Em apenas 1 hora, 45 Kg. de materiais sintéticos puros podem ser retirados do carro "Classe A" da Mercedes Benz e disponibilizados para o processo de reciclagem, além disso, diversos elementos do Classe A compõem-se de materiais naturais, como algodão, coco e madeira.
Uma mesma lata de alumínio pode ser prensada novamente inúmeras vezes não há limite . Mas, jogada no lixo, ela não se corrói nunca.
Carvão , petróleo e gás natural são restos de plantas e animais que ficaram presos ou enterrados debaixo da terra por milhões de anos.Eles são chamados de combustíveis fósseis. As reservas de combustíveis fósseis estão sendo usadas com tanta rapidez que estão se esgotando.
No Brasil, a cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, foi a primeira a implantar a coleta seletiva do lixo,visando a reciclagem de materiais.
A palavra Lixo, derivada do termo latim lix , significa "cinza".
Não há microrganismo capaz de decompor certos produtos fabricados artificialmente pelo homem,como plásticos, isopor e alguns detergentes.
Certas embalagens como pacotes de café ou bolacha não são utilizáveis , pois contêm produtos laminados.
A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa dá para manter acesa por 4 horas, uma lâmpada de 100 watts.
Uma minhoca cresce até , mais ou menos, 7,5 cm e come o equivalente ao seu peso em lixo a cada 24 horas.
Estima-se em 90.000 toneladas diárias a quantidade de lixo produzido nas cidades brasileiras.Apenas 60% disso é Coletado.
Lixo médio anual de uma pessoa , 90 latas de bebidas, 2 árvores transformadas em papel,107 frascos em geral,70 latas de alimentos,45 Kg de plástico, 10 vezes seu próprio peso em refugos domésticos.
Chorume é o termo utilizado para se referir ao líquido escuro e turvo proveniente do armazenamento e repouso do lixo.
No Brasil , a cada ano,são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia.
São Paulo consome 360 toneladas de latas de aço (usadas para óleo de soja e conservas), apenas 35% são recicladas.
Apenas 1% do óleo consumido no mundo é reciclado.
O Brasil recicla apenas 15% do que consome em Pets, exporta pneus para reciclagem mas só reaproveita 10%, em compensação é um dos campeões mundiais de reciclagem de alumínio, são 63%.
Uma casa , em média, desperdiça 25% do gás, 30% da água e 42% da eletricidade que em tese está consumindo.
Na lavagem do automóvel,uma mangueira aberta por 30 minutos gasta entre 200 e 550 litros d‘água,enquanto que 4 baldes com 10 litros cada seriam mais que suficientes para o trabalho.Uma economia de 20% a 80%.
Exclua incondicionalmente o isopor essa substância é altamente tóxica e prejudica a camada de ozônio porque possui CFC na sua composição que são substâncias químicas (os clorofluorcarbonos) que destroem a camada de ozônio.

É conveniente observarmos que antes mesmo da produção do lixo muito podemos fazer para evitar ou minimizar suas conseqüências negativas. Eliminando o desperdício e buscando consumir somente o que for necessário podemos gerar um impacto positivo bastante significativo.

Ano da Publicação: 2009
Fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/11661
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *