Uma das maiores preocupações da gestão ambiental é a disposição do lixo sólido produzido
cada vez mais em maiores quantidades nas cidades (DIAS, 2008). É fato que o desordenamento do
descarte desses resíduos pode ocasionar problemas de natureza social, econômica e ambiental. Embora
esta não seja uma questão unifocal de responsabilidade, um dos principais problemas existentes refere-se
à inexistência de uma política pública específica ao tratamento e destino de resíduos sólidos, sobretudo
no que se refere a viabilizar a integração da necessidade social com ações capazes de minimizar a
produção e os problemas provocados pelo lixo (RODRIGUES; 1998; SCHALCH, V. et al., 2002;
SANTOS, 2005; DIAS, 2008). Observa-se que o estudo dos resíduos sólidos é um tema bastante
complexo e envolve diversas vertentes de análise quando se tem uma visão mais global do problema. O
objetivo deste ensaio teórico é discutir a questão do lixo e resíduos sólidos verificando que ações podem
ser realizadas para minimizar seus impactos no meio ambiente. Verificou-se que, em sua grande maioria,
os estudos existentes abordam a temática na perspectiva prática focando o lixo e os resíduos sólidos em
seus conceitos, características, bem como procedimentos de geração, tratamento e destinação final. A grande questão que fica é saber como desenvolver ações educativas eficientes capazes de conscientizar e
alertar a sociedade sobre a importância de adotarem práticas ambientalmente corretas no cotidiano.
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