Lixo eletrônico vira banco para praças e parques públicos

[Por Marisa Lima]

Quando se fala em “banco eletrônico”, nos vem à mente um banco com acesso via internet para pagar contas, ver saldos ou investimentos, porém não é sobre isso que estou falando e sim sobre a nova técnica que cientistas chineses acabam de desenvolver para reciclar sucata eletrônica.

A equipe do Dr. Zhenming Xu, da Universidade de Shangai, desenvolveu um novo método de reciclagem que poderá transformar os computadores de ontem, bem como todo tipo de aparelho eletrônico, em verdadeiros "bancos digitais".

Como os equipamentos eletrônicos tornam-se obsoletos rapidamente, a reciclagem das placas de circuito impresso veio tirar de circulação mais esse lixo.

Embora os metais contidos nos circuitos eletrônicos, como cobre, alumínio, e até ouro já sejam reciclados, a maioria dos materiais não-metálicos continua sendo jogada em aterros sanitários. Só as placas de circuito impresso respondem por cerca de 3% de todo o lixo eletrônico, em termos de peso.

Os pesquisadores desenvolveram um processo industrial para reciclar esses materiais não-metálicos, criando um material intermediário que pode ser utilizado na fabricação de bancos para parques e praças, grelhas para esgotos e cercas.

O material também pode funcionar como um substituto para a madeira e outras matérias-primas estruturais, já que é tão resistente quanto o concreto armado, graças à presença de resinas e outros materiais fibrosos que compõem as placas de circuito impresso. Ótima notícia não?

E se você ainda tem dúvidas sobre como separar seu lixo para reciclagem, dê uma olhadinha no Blog da Paisagista.

Até mais,
Um abraço.

Bibliografia:
A Plate Produced by Nonmetallic Materials of Pulverized Waste Printed Circuit Boards
Jie Guo, Bin Cao, Jiuyong Guo, Zhenming Xu – Environmental Science & Technology.

Ano da Publicação: 2010
Fonte: http://blogdepaisagismo.lopes.com.br/2009/05/lixo-eletronico-vira-banco-para-pracas.html
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *